Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo Centro > Notícias > 2018 > 08 > IFPB Cabedelo Centro e Marinha do Brasil certificam alunos

IFPB Cabedelo Centro e Marinha do Brasil certificam alunos

45 alunos do Curso de Adaptação para Aquaviários (CAAQ-CT/S) foram certificados
por publicado: 22/08/2018 17h08 última modificação: 13/08/2019 10h28

No último dia 16 de agosto, realizou-se a certificação e a entrega das Cadernetas de Inscrição e Registro (CIR) de 45 alunos das 17ª e 18ª turmas do Curso de Adaptação para Aquaviários - Cozinheiro, Taifeiro, Enfermeiro e Auxiliar de Saúde (CAAQ-CT/S) do Campus Avançado Cabedelo Centro, em parceria e com a acreditação da Marinha do Brasil (MB). O evento foi realizado na Patromoria da Marinha em Cabedelo-PB e contou com a presença do Capitão dos Portos da Paraíba, Capitão de Fragata Ernesto Serrano Rodriguez Filho, e o Coordenador do Ensino Profissional Marítimo (EPM) do IFPB, Prof. Dr. Marcéu Oliveira Adissi, Segundo Oficial de Máquinas da Marinha Mercante.

Esta parceria com a MB surgiu em 2012, quando o IFPB passou a ser a primeira Instituição Federal de Ensino a receber acreditação e ministrar cursos do EPM. De lá para cá, o IFPB certificou mais de 390 profissionais marítimos no CAAQ-CT/S e mais de 1000 alunos em outros cursos do EPM, tais como Pescador Profissional, Pescador Especializado, Marinheiro Auxiliar de Convés e Máquinas e Moço de Convés, além de cursos complementares ligados à navegação marítima.

Estas ações estão em consonância com a Política Nacional para os Recursos do Mar. Ademais, socialmente possuem um alcance incalculável e têm contribuído na retirada de pescadores da marginalidade e na formação de recursos humanos essenciais para o uso - de forma efetiva, racional e plena – o mar, a plataforma continental e as hidrovias interiores, de acordo com os interesses nacionais.

Sobre a importância do evento, o Coordenador Marcéu Oliveira Adissi ressalta: “O trabalho realizado é valorizado e reconhecido pela comunidade local, regional e nacional. Estamos felizes pelo sucesso obtido e motivados em desenvolver um trabalho com novas ideias e propostas com o objetivo de alcançar ainda mais avanços”.