Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2024 > 02 > IFPB Campus Cabedelo inicia ano letivo com Semana de Acolhimento

IFPB Campus Cabedelo inicia ano letivo com Semana de Acolhimento

Depois de planejar as atividades na semana pedagógica, comunidade acadêmica dá as boas-vindas aos novos estudantes
por Gustavo Rodrigues publicado: 15/02/2024 12h37 última modificação: 21/02/2024 10h40

O IFPB Campus Cabedelo retorna às aulas nesta quinta-feira (15) com a Semana de Acolhimento dos estudantes novatos. A programação, que segue até o dia 23/02, intercala as boas-vindas das coordenações, diretorias e apresentações de diversos setores com o horário normal das aulas de todos os cursos.

Durante esse período, os novos alunos serão orientados sobre assistência estudantil, organização dos estudos, Sistema SUAP e outros temas de interesse.

Antes do reinício das aulas, a comunidade acadêmica esteve reunida para o planejamento do ano letivo 2024, durante a Semana Pedagógica.

Copae_01.jpgDe acordo com a Coordenadora Pedagógica Lívia Cristina Medeiros, a semana pedagógica deste ano foi intitulada “Inovação e tendências na educação: construindo uma base sólida para uma educação inclusiva e de qualidade”.

O evento foi planejado pela Coordenação Pedagógica e de apoio ao estudante do Campus Cabedelo – COPAE-CB - com a participação da Diretoria de Desenvolvimento de Ensino (DDE-CB), e contou com o apoio de outros servidores e colaboradores para a sua organização. A programação foi construída a partir de dois eixos principais: as avaliações respondidas pelos docentes e técnicos-administrativos sobre a semana pedagógica anterior e as demandas que foram se evidenciando ao longo de 2023.

Para a Coordenadora, muitas foram as solicitações direcionadas à temáticas da inovação, novas tecnologias e inteligência artificial, o que resultou na organização da mesa redonda “Inteligência Artificial e Inovação nos espaços escolares: um olhar sobre esta nova realidade”, assim como nas oficinas “Jogando e aprendendo a jogar” e “Competição, colaboração e Engajamento”.

Outra demanda, que já faz parte do dia-a-dia na sala de aula e que necessita estar em constante reflexão, é o planejamento do ensino direcionado aos estudantes com necessidades específicas e, nessa semana pedagógica, se fez presente com a palestra e as oficinas que abordaram o Plano Educacional Individualizado (PEI) e a linguagem de LIBRAS, além da apresentação sobre o perfil dos estudantes que comporão, a partir deste ano, o corpo discente do Campus Cabedelo e que precisarão ser acompanhados mais de perto pelo NAPNE e pela Coordenação Pedagógica.

Palestra_01.jpgOutras duas temáticas que estiveram presentes nessa semana e que precisam de ser discutidas de forma premente na escola por toda comunidade escolar são o racismo e a LGBTfobia, que foram apresentadas e debatidas na mesa redonda “Enfrentamento ao racismo e a LGBTfobia no ambiente acadêmico e na sociedade: por onde começar?”.

Além dessas temáticas, a discussão sobre assédio também fez parte das reflexões, de modo que a comunidade acadêmica conheceu um pouco mais sobre a Rede de Combate ao Assédio do IFPB e recebeu orientações importantes relacionadas ao tema.

A COPAE-CB também destacou a participação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), que dialogou sobre a curricularização da extensão, e os momentos de planejamento para o ano letivo que se inicia, seja através do planejamento coletivo com a DG, DAPF, DDE e coordenações de curso, seja no planejamento individual, em que cada docente teve tempo para refletir sobre a sua própria prática.

“Nós, da COPAE, esperamos que a Semana Pedagógica 2024 tenha trazido muito aprendizado para todos e todas e que as discussões aqui iniciadas possam ser continuadas ao longo do ano durante as próximas reuniões pedagógicas”, finalizou a Coordenadora Lívia Cristina Medeiros.

Palestra_02.jpg