Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2023 > 12 > “Laboratoriando” desperta interesse pela ciência em alunos de escolas públicas

Noticia

“Laboratoriando” desperta interesse pela ciência em alunos de escolas públicas

Em visita ao IFPB Campus Cabedelo, 926 alunos de 20 diferentes escolas públicas já participaram das atividades práticas laboratoriais do Projeto “Laboratoriando”
por Gustavo Rodrigues publicado: 14/12/2023 11h23 última modificação: 18/12/2023 16h16

Durante o ano de 2023, o Projeto de Extensão “Laboratoriando: fazendo ciências no IFPB Cabedelo” recebeu a visitação de alunos das escolas públicas de Cabedelo e região para a realização de atividades práticas laboratoriais em Ciências e Biologia. 

De acordo com o Coordenador do Projeto, professor Thiago Ruffo, o objetivo é aproximar ainda mais o IFPB das comunidades escolares do município de Cabedelo e região, promover aulas práticas de Ciências e Biologia, não realizadas durante o período da pandemia de Covid-19, e contribuir com a formação dos discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. 

Interna_MICROSCOPIA (3).jpgO projeto foi aprovado no Edital nº 03/2023 - Projeto Programa Institucional de Bolsas de Extensão e Cultura (PROBEXC), da Pró-reitoria de Extensão e Cultura do IFPB. Além da coordenação do professor Thiago Ruffo, o Projeto tem em sua equipe outros quatro professores, um técnico de laboratório, 18 discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, três discentes do curso Técnico em Meio Ambiente e uma discente do curso Técnico em Química. O projeto oferta práticas nos laboratórios de Microscopia, Zoologia, Física, Química, Botânica e Ciências e é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cabedelo (Seduc). 

O professor Ruffo informou que, desde o início, 926 alunos de 20 diferentes escolas já participaram das atividades práticas laboratoriais no IFPB Campus Cabedelo. Todas as escolas que ofertam o ensino fundamental de Cabedelo – anos finais - já fizeram visitas aos laboratórios do IFPB (algumas revisitaram o Campus com outras turmas). Os alunos da rede municipal vêm ao IFPB em ônibus cedidos pela Prefeitura de Cabedelo e acompanhados de professores e/ou servidores da escola, que participam das atividades práticas laboratoriais junto aos discentes de Licenciatura em Ciências Biológicas. Escolas do ensino médio de Cabedelo e de ensino fundamental e médio de João Pessoa e Santa Rita, também já participaram do projeto “Laboratoriando: Fazendo Ciências no IFPB Cabedelo”. As turmas de diferentes cursos do IFPB Cabedelo também tiveram seus momentos de vivência com o projeto. 

Para Danila de Araújo Barbosa, Coordenadora da Área de Ciências do município de Cabedelo, o Projeto “Laboratoriando” proporciona aos estudantes da rede municipal a oportunidade de interagir diretamente com os laboratórios de uma renomada Instituição Federal de Ensino. Ela afirma ainda que essas experiências práticas despertam a curiosidade e o interesse dos alunos pela ciência, ao mesmo tempo em que facilitam a compreensão dos conceitos teóricos ministrados em sala de aula. “Essa parceria enriquecedora pode oportunizar aos alunos de Cabedelo uma futura vida acadêmica de sucesso”, afirmou a Coordenadora. 

Capa_02.jpgEgressa do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Gabriela Alves, que foi bolsista do Projeto, ressaltou que a vivência no “Laboratoriando” possibilita entender a importância do planejamento para proporcionar uma experiência única aos alunos que são recebidos, visto que para muitos, aquele é o primeiro contato com um laboratório. A bolsista afirma ainda que se “sentia insegura quanto à prática docente mesmo estando no fim do curso, pois quase toda a experiência havia sido de maneira remota devido à pandemia.” Gabriela finaliza dizendo que a vivência no Projeto trouxe segurança, pois ao passo que proporcionava práticas, enquanto pesquisadora/extensionista, para os alunos visitantes, também vivenciava o mesmo enquanto aluna ao lado deles. 

Zoologia (1).jfifO professor Thiago Ruffo ressalta a importância do projeto ao aproximar ainda mais as comunidades escolares com o IFPB Campus Cabedelo, além de possibilitar a realização de práticas laboratoriais para um público que não teve condições de ter tais aulas, em virtude do ensino remoto. O professor aponta ainda que tais vivências podem despertar o interesse pela ciência e contribuir com a aprendizagem dos discentes da rede pública de Cabedelo e região adjacente. Por fim, reforça que o projeto “Laboratoriando: Fazendo Ciências no IFPB Cabedelo” pode contribuir com a formação dos discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e com a divulgação dos cursos oferecidos pelo IFPB. 

O projeto “Laboratoriando” deve continuar em 2024. Em reunião realizada no dia 05/12 na Secretaria de Educação de Cabedelo, foi feito um balanço das ações realizadas este ano e iniciado o planejamento para o próximo ano. Participaram da reunião, o professor Thiago Ruffo (Coordenador do Projeto), Julia Ingrid (discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e participante do projeto), Mônica Cabral e Patrícia Ferreira (Coordenadora dos anos finais do Ensino Fundamental do Município de Cabedelo), Danila Barbosa (Coordenadora da Área de Ciências de Cabedelo) e Vanessa Leite (Departamento Jurídico da Seduc). 


Para saber mais sobre o projeto, basta acessar o Instagram @laboratoriandoifpb ou enviar um e-mail para laboratoriando@ifpb.edu.br

Parceria.jpeg

 

registrado em: