Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2023 > 12 > Audiência Pública destaca parceria do IFPB Campus Cabedelo

Audiência Pública destaca parceria do IFPB Campus Cabedelo

Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos é apresentado em audiência pública na Câmara Municipal de Cabedelo
por Gustavo Rodrigues publicado: 05/12/2023 13h42 última modificação: 06/12/2023 13h47

O IFPB Campus Cabedelo participou, nesta terça-feira (05/12), de audiência pública na Câmara Municipal de Cabedelo para apresentação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para o Município de Cabedelo, construído conjuntamente por servidores e estudantes do IFPB e da Secretaria Municipal do Meio-Ambiente (Semam).

De acordo com o Secretário Municipal do Meio-Ambiente de Cabedelo, Pesca e Aquicultura, Francisco Urtiga, o Plano atende à Lei Federal nº 12.305/2010 e às demais normas estabelecidas pelos órgãos governamentais. “Agradeço bastante a colaboração do IFPB Campus Cabedelo. Foi excelente essa parceria”, afirmou o Secretário.

Professoras.jpegRepresentando o IFPB Campus Cabedelo, a professora Valéria Camboim Goes afirmou que foram três anos de intensos trabalhos, em reuniões periódicas, com o propósito de conhecer a realidade dos resíduos gerados no município de Cabedelo e construir o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, para melhor gerenciar esses resíduos, envolvendo o poder público, os catadores de materiais recicláveis e a comunidade.

“Gostaria de enaltecer a parceria firmada entre o Instituto Federal da Paraíba e a Prefeitura de Cabedelo, que vem se renovando desde a instalação do IFPB aqui no município, no ano de 2009. Desde então várias ações já foram realizadas em conjunto, compreendendo termos de convênio para estágios, eventos de educação ambiental, campanhas de sensibilização, ações de preservação e recuperação de áreas degradadas e projetos que visem o desenvolvimento sustentável do município”, ressaltou a professora Valéria Camboim.

Para ela, o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Cabedelo foi uma oportunidade valiosa para que os professores pesquisadores do IFPB Cabedelo e os sete alunos que estagiaram durante todo o processo, em momentos distintos, vivenciassem na prática muitos dos ensinamentos compartilhados em aulas teóricas e práticas. “Essa vivência é de suma importância para construir um profissional consciente da realidade local e capaz de pensar as soluções mais eficientes para os problemas da cidade”, afirmou.

O plano fundamenta-se em três pilares: a educação ambiental e coleta seletiva; a gestão em áreas ambientalmente sensíveis e a gestão dos serviços de limpeza urbana, visando implantar dinâmicas operacionais para toda população do município, visando a conscientização das práticas sustentáveis ambientais.

Presente à audiência pública, juntamente com a professora Cristine Helena Limeira Pimentel, a Diretora-Geral do IFPB Campus Cabedelo, Turla Alquete, destacou a importância das parcerias institucionais para que o Instituto Federal da Paraíba possa atuar na melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente, através dos conhecimentos técnicos de seu quadro funcional e dos estudantes.

Presentes_02.jpeg