Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2023 > 10 > IFPB Campus Cabedelo vai discutir a prática do Design Gráfico no artesanato paraibano

"Pulse: Desenhando conexões" começa na segunda-feira (30)
por publicado: 24/10/2023 11h32 última modificação: 26/10/2023 15h44

O IFPB Campus Cabedelo vai realizar no período de 30 a 31 de outubro a edição 2023 do Pulse: Desenhando conexões. O evento organizado pelos alunos do curso em Design Gráfico vai envolver profissionais da área e do artesanato paraibano. Um dos objetivos é discutir a relevância do designer gráfico como agente transformador no processo de produção artesanal paraibana, especialmente na divulgação e comercialização de seus produtos.

O engajamento dos alunos junto aos trabalhadores do setor artesanal paraibano faz parte das ações de extensão do Campus Cabedelo. “O Pulse visa contribuir para a inserção dos artesãos no mercado de trabalho e na melhoria das condições de vida desses trabalhadores” disse a Diretora do Campus, Turla Alquete.

Entre os parceiros desta sexta edição do Pulse estão o Sebrae e o Museu do Artesanato Paraibano. Dentro da programação haverá oficinas, mesas redondas, palestras, mostras de filmes e lançamento de livros. Confira a programação nas redes sociais.

De acordo com o coordenador do evento Daniel Lourenço, que também é vice-coordenador do Curso, a relação do design com o artesanato ocorre há muito tempo. “O design está indo para um lado muito tecnológico e rever os passos manuais, como técnicas manuais vai ser muito importante. A gente espera contribuir com os artesãos para que eles consigam vender seus produtos de uma forma mais autônoma, e oferecer ferramentas do design ligadas as cores e formas para a melhoria do artesanato” disse.

A abertura do evento na segunda-feira (31) às 13.30h no Campus Cabedelo será com uma palestra sobre os desafios e perspectivas para o artesanato paraibano. Na sequência acontecerão oficinas de cerâmica, de produção de chaveiros com macramê, produção de tintas orgânicas e o artesanato como inspiração para o mobiliário com identidade regional.

Na terça-feira (31) estão previstas, entre outras ações, mesa redonda sobre a colaboração entre design e o artesanato, oficinas de papel machê, xilogravura e embalagens. Os artesãos também serão capacitados a como empreender nas redes sociais na divulgação de seus produtos.

*Heranir Oliveira- Equipe DGCOM