Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2023 > 10 > Câmara de Cabedelo realiza sessão legislativa em homenagem ao IFPB

Câmara de Cabedelo realiza sessão legislativa em homenagem ao IFPB

Servidores recebem votos de aplausos e o IFPB Campus Cabedelo é homenageado pelas realizações e conquistas na educação
por Gustavo Rodrigues publicado: 26/10/2023 15h45 última modificação: 27/10/2023 16h45

A Câmara Municipal de Cabedelo realizou na manhã desta quinta-feira, 26/10, sessão especial em homenagem às realizações e conquistas ao IFPB Campus Cabedelo, proposta pelo Vereador Hérlon Cabral de Medeiros e aprovada pelo plenário daquela casa legislativa. “Posso dizer com clareza o quanto é importante o IFPB para o município de Cabedelo”, afirmou o Vereador Hérlon Cabral ao abrir a sessão especial, citando sua própria experiência e de casos de sua família como estudantes egressos do Instituto Federal da Paraíba.

IMG_7872.JPGConvidada para representar a Instituição, a Diretora-Geral do IFPB Campus Cabedelo, professora Turla Alquete, fez uma exposição sobre o IFPB, que abordou desde a sua criação em 1909 como Escola de Aprendizes Artífices, até a configuração dos atuais Institutos Federais de Educação. Depois de citar a missão do IFPB, apresentou a composição do Campus Cabedelo, quantidade de alunos e servidores, cursos atuais, e um resumo das atividades desenvolvidas, mostrando também as dificuldades enfrentadas para sua expansão nas áreas da segurança e do transporte público.

IMG_7889.JPGLogo a seguir, o professor Lício Romero, ex-diretor-geral da Instituição, explicou o reconhecimento do IFPB Campus Cabedelo como membro da Rede PEA-Unesco, o braço da Unesco nas escolas da educação básica de todo o mundo. “Esta rede possibilita a construção de pautas importantes relacionadas aos princípios basilares das Nações Unidas no mundo, como o desenvolvimento de propostas que tratam da construção de uma cultura de paz, da educação para o desenvolvimento sustentável e da consolidação de uma política de educação para os direitos humanos”, explicou o professor Lício.

IMG_7898.JPGA estudante Maria Clara Pereira de Sousa também foi convidada a dar seu depoimento sobre sua experiência no IFPB, participando da mesa de trabalho da sessão legislativa. Ela destacou sua participação junto com os alunos do IFPB da Olímpíada Nacional de História, sendo medalhista da competição. “Agradeço a oportunidade de fazer parte desta sessão legislativa. Tudo o que foi exposto aqui é fruto de muito trabalho dos servidores do Campus Cabedelo e dos estudantes”, afirmou a estudante.

Durante a sessão, a Câmara de Vereadores de Cabedelo concedeu votos de aplausos aos servidores do IFPB: Alexandra Rafaela da Silva Freire, Ana Lígia Chaves Silva, Lício Romero, Maria Lúcia Bezerra da Silva Alexandre, Otniel Amorim Ferreira, Paulo Henrique Marques de Queiroz Guedes, Thiago Leite de Melo Ruffo, Thyago de Almeida Silveira e Turla Alquete.

A sessão foi presidida pelo vice-presidente Edvaldo Manoel Lima Neto. Os vereadores José Francisco Pereira, Edson da Silva Dias e Marcio Alexandre Melo e Silva também fizeram seus pronunciamentos, colocando em debate a educação na sessão legislativa.