Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2023 > 05 > Livro aborda o PROEJA como política de inclusão

Livro aborda o PROEJA como política de inclusão

O professor do IFPB Campus Cabedelo, Edilson Machado, apresenta sua tese de doutorado em livro, que trata de sua pesquisa sobre a educação de jovens e adultos
por Gustavo Rodrigues publicado: 25/05/2023 11h43 última modificação: 25/05/2023 12h29

O professor Edilson Machado, ex-Diretor de Ensino do IFPB Campus Cabedelo, apresentou à Direção-Geral do Campus, na manhã desta quinta-feira (25/05), o livro “Uma política de Inclusão”, que trata dos programas PROEJA e CERTIFIC no Instituto Federal da Paraíba, objeto de sua tese de Doutorado.

A partir das políticas públicas implementadas em 2010 na área de educação de jovens e adultos, o professor teve a ideia de aprofundar sua pesquisa sobre a implantação dos cursos PROEJA e do Programa CERTIFIC no Campus Cabedelo. Atualmente, o Campus Cabedelo oferta tanto cursos integrados ao ensino médio, quanto cursos de formação inicial e continuada, vinculados ao PROEJA.

Livro.jpgO livro aborda a educação e a cidadania no contexto da formação de professores, a gestão escolar na educação brasileira, além da história da Rede Federal de Ensino Tecnológico. Para tratar do PROEJA, o professor Edilson aborda também a educação de jovens e adultos no Brasil, trazendo sua análise e considerações sobre o tema.

“Hoje, os cursos vinculados à educação de jovens e adultos aqui em Cabedelo certamente devem muito a essa contribuição do professor Edilson”, ressalta a Diretora-Geral, Turla Alquete.

“O trabalho de pesquisa que desenvolvi na época consolidou-se e teve continuidade aqui no Campus Cabedelo. Aquilo que foi pesquisado, a partir de 2010, vem se consolidando cada vez mais aqui em Cabedelo. Isso para mim é muito positivo. Se essa política de inclusão através do PROEJA continuar, ficarei ainda mais satisfeito”, afirmou o professor Edilson.