Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2023 > 05 > Dignidade Menstrual é tema de evento no IFPB Campus Cabedelo

Dignidade Menstrual é tema de evento no IFPB Campus Cabedelo

Estudantes recebem kits com absorventes higiênicos e assistem a palestras sobre higiene menstrual e métodos contraceptivos.
por Gustavo Rodrigues publicado: 30/05/2023 12h17 última modificação: 05/06/2023 11h50

Em evento realizado na manhã desta terça-feira (30/05) no auditório do IFPB Campus Cabedelo, que contou com palestra da equipe da Coordenação do Programa Saúde na Escola do município de Cabedelo, estudantes receberam o Auxílio Dignidade Mestrual, na forma de kits com absorventes higiênicos, que será concedido mensalmente, de maio a dezembro/2023, a cada estudante contemplada nos termos do Edital 38/2023, da Diretoria de Desenvolvimento de Ensino.

IMG_7724.jpgEm palestra realizada para as estudantes, a Dra. Miriam Ferreira da Silva, médica da Estratégia Saúde da Família, Clínica Geral e Homeopata, falou sobre a dignidade menstrual, mostrando que a higiene menstrual é uma questão de saúde pública. “É importante que toda a sociedade tome ciência das mudanças hormonais que acontecem mensalmente no corpo das mulheres”, enfatizou.

“Gostaria de parabenizar o IFPB Campus Cabedelo não apenas pela entrega dos kits com os absorventes higiênicos, mas também por associar a entrega a um evento educativo, de modo a informar melhor as meninas”, afirmou a médica.

Para Sâmia Larissa de Lima Vale, enfermeira da Atenção Básica do município de Cabedelo, que em sua palestra abordou o tema Métodos Contraceptivos, é uma necessidade urgente que a dignidade menstrual se faça presente e seja uma realidade, não fique apenas no papel.

IMG_7706.jpgAo final, a Diretora-Geral Turla Alquete, acompanhada pela Diretora de Desenvolvimento de Ensino, Ana Lígia Chaves, e pela Assistente Social Evelin Sarmento, agradeceu à Coordenadora do Programa Saúde na Escola, do município de Cabedelo, Leocádia Cavalcanti, e a toda a equipe que participou do evento. Para a professora Turla, a discussão sobre a dignidade menstrual, da menstruação como parte da natureza feminina, da saúde da mulher, traz a oportunidade de garantir que as jovens estudantes não percam aula por conta da ausência do absorvente.

“Em relação às palestras, são muito importantes porque tratam de temas que fazem parte do dia a dia das jovens, da saúde do sistema reprodutivo, da necessidade de se preservar, da importância de tomar as vacinas e de poder tirar dúvidas sobre a saúde da mulher”, finalizou a professora Turla Alquete.