Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2023 > 04 > Colação de grau emociona comunidade do Campus Cabedelo

Colação de grau emociona comunidade do Campus Cabedelo

"Um mundo melhor depende de cada um de vocês", afirmou a professora Turla Alquete, na solenidade de Colação de Grau dos cursos de Tecnologia em Design Gráfico e Licenciatura em Ciências Biológicas
por Gustavo Rodrigues publicado: 20/04/2023 18h21 última modificação: 21/04/2023 12h06

Nesta quarta-feira (19/04), realizou-se solenidade de Colação de Grau dos concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia em Design Gráfico e Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB Campus Cabedelo. Participaram 39 concluintes, acompanhados de familiares e amigos, que festejaram o momento com muita emoção.

A cerimônia teve início com a entrada nominal dos concluintes, acompanhados pelos professores Daniel Álvares Lourenço – representante da Coordenação do Curso de Tecnologia em Design Gráfico -, e do professor Thiago Leite de Melo Ruffo – Coordenador do Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas.

O evento foi prestigiado pela Pró-Reitora de Assuntos Estudantis do Instituto Federal da Paraíba, Rivânia de Sousa Silva, representando a Reitoria do IFPB. Em seu discurso aos formandos, a Pró-Reitora Rivânia destacou a importância de se concluir um curso de graduação e a responsabilidade profissional que a partir de agora está com os concluintes. “Vocês serão os educadores do futuro, os profissionais que levarão à frente os nossos valores e as nossas conquistas”, afirmou a Pró-Reitora.

A concluinte Alice Pereira Melo, representando todos os concluintes do Curso de Tecnologia em Design Gráfico, fez o juramento da sua profissão, acompanhada pelos demais. Pelo Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, o juramento foi feito pela concluinte Ariadne Vasques Domiciano Pessoa, também acompanhado pelos colegas de seu curso.

Outorga de grau.jpgA outorga de grau foi concedida pela Pró-Reitora de Assuntos Estudantis do IFPB, Rivânia de Sousa Silva. A concluinte Alice Pereira Melo recebeu a outorga de grau representando os concluintes do Curso de Tecnologia em Design Gráfico. Pelo Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, o concluinte José Antônio Medeiros de Lima recebeu a outorga de grau, representando os concluintes de seu curso.

Oradora Jordania.jpgA concluinte Jordânia Pereira Firmino, do Curso de Tecnologia em Design Gráfico, foi a oradora de seu curso, e fez um relato de sua caminhada para chegar à graduação. Os problemas, as dificuldades e a superação dos obstáculos. “Nós, estudantes do Curso de Design Gráfico, fizemos história dentro do IFPB, lutamos para melhorar a experiência dos estudantes dentro dessa Instituição”, lembrou, agradecendo a todos os que ajudaram os estudantes a chegarem até aquele momento.

Orador Diego.jpgO concluinte Diego Morais de Araújo foi o orador da turma concluinte do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Diego emocionou os presentes quando pediu um minuto de silêncio em homenagem a uma colega que, durante a realização do curso, não resistiu à pandemia da Covid-19.

O professor Daniel Álvares Lourenço, representante da Coordenação do Curso de Tecnologia em Design Gráfico, foi o professor homenageado pelos concluintes do curso. Em seu discurso de agradecimento, falou de sua emoção em estar representando os professores e fez recomendações para o sucesso da vida profissional dos formandos.

Os concluintes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas homenagearam o professor Helder Neves de Albuquerque. Ao agradecer a homenagem, o professor Helder disse o quanto aquele momento era importante para ele e pediu aos novos colegas de profissão, que agora estão iniciando sua vida profissional, que continuem os seus estudos ao lado da ciência.

O coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, professor Thiago Leite de Melo Ruffo, dirigiu-se a todos falando de sua satisfação em participar de sua primeira colação de grau do curso como coordenador. “A Biologia é a ciência mais linda de todas, é a ciência que estuda a vida”, afirmou, incentivando todos a continuarem seus estudos.

Profa. Ana Ligia.jpgA Diretora de Desenvolvimento de Ensino, Ana Lígia Chaves Silva, parabenizou os concluintes e incentivou os formandos a buscarem os cursos de pós-graduação do IFPB. Representando a Diretoria de Administração, Planejamento e Finanças do IFPB Campus Cabedelo, Michael David Castro de Oliveira Macedo, participante da mesa de honra da solenidade, desejou boa sorte aos formandos.

Em seu discurso aos concluintes, a Diretora-Geral do IFPB Campus Cabedelo, professora Turla Alquete, lembrou que essas são duas profissões muito importantes para o País. Os designers trabalham diretamente com as informações que lhe chegam e podem atuar no sentido de coibir a divulgação de notícias falsas e discursos de ódio. Os professores, que hoje estão se formando, têm um papel extremamente relevante na formação das novas gerações.

Profa. Turla.jpg“Apesar das dificuldades recentes na área de investimentos na educação, hoje nós vivemos um novo momento. Teremos uma recomposição orçamentária para voltarmos aos investimentos em educação, para reequipar nossos laboratórios, para ampliar a assistência estudantil e para participação em eventos. Aos nossos licenciados em Ciências Biológicas, desejo que busquem sempre a transformação de cada estudante que passar por vocês. Aos nossos formandos em Design Gráfico, desejo que busquem sempre a função social do design, na constante busca por ações que promovam uma sociedade mais justa. Em nome de toda a comunidade do IFPB Cabedelo, parabenizo todos vocês por essa conquista. Que a emoção e a felicidade que estão sentindo hoje perdurem por muitos anos. Um mundo melhor depende de cada um de vocês”, finalizou a professora Turla.

IMG_1417.jpg