Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2023 > 04 > Campus Cabedelo divulga informações e procedimentos para a seleção de bolsistas discentes para a Chamada Interconecta 07/2023

por publicado: 24/04/2023 21h25 última modificação: 25/04/2023 18h13

A partir de hoje, dia 24/04 até quinta-feira, dia 27/04, está aberto o prazo para submissões de candidaturas às bolsas de pesquisa da Chamada Interconecta 07/2023. Os candidatos interessados devem se apropriar das informações sobre os projetos que serão conduzidos ao longo do ano de 2023 e escolher para qual irão se candidatar. É permitida mais de uma candidatura, desde que sejam em projetos diferentes, e o estudante atenda aos critérios estabelecidos pelos projetos que está concorrendo, considerando que cada projeto de pesquisa possui critérios de seleção específicos. Os valores das bolsas são de R$ 700,00 (setecentos reais) para estudantes de nível superior e R$ 300,00 (trezentos reais) para estudantes de nível médio. A lista de classificação será disponibilizada no site do IFPB campus Cabedelo sexta-feira, dia 28/04. Seguem as informações sobre os projetos e procedimentos a serem adotados pelos candidatos:

• Título do projeto: Bioconstrução e Sustentabilidade: estado da arte, estudo de viabilidade e aplicação prática. O objetivo do projeto é avaliar a viabilidade da utilização das técnicas de bioconstrução em projetos no IFPB Cabedelo. Os critérios de seleção para este projeto são: o Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) do candidato e seu desempenho acadêmico na disciplina “Ecologia”, ofertada no curso superior de Ciências Biológicas.

Para se candidatar, o estudante deve preencher o arquivo editável, cujo link está abaixo, informando seu nome completo, matrícula, curso, o CRE e a média com a qual foi aprovado(a) na disciplina de Ecologia (anexar histórico escolar no e-mail). Posteriormente, deve salvar o arquivo em formato .pdf e enviar para o e-mail: thiago.ruffo@ifpb.edu.br

Link para se candidatar a este projeto (o acesso deve ser feito pela conta Gmail): https://docs.google.com/spreadsheets/d/1Q8EFpbQooqCblWdGG9PHlxtPMX_xH1UA/edit#gid=39252295

• Título do projeto: Biologia reprodutiva do camarão sete-barbas Xiphopenaeus kroyeri em Lucena, litoral norte da Paraíba. O objetivo do projeto é descrever a biologia reprodutiva do camarão sete-barbas X. kroyeri em Lucena, litoral norte da Paraíba. Os critérios de seleção para este projeto são: o Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) do candidato; experiência em projetos de pesquisa relacionados a temática do projeto; e seu desempenho acadêmico na disciplina “Carcinologia aplicada à pesca e aquicultura”, ofertada no curso superior de Ciências Biológicas.

Para se candidatar, o estudante deve preencher o arquivo editável, cujo link está abaixo, informando seu nome completo, matrícula, curso, o CRE, em quantos projetos de pesquisa possui experiência (anexar comprovantes de participação ao e-mail) e a média com a qual foi aprovado(a) na disciplina de  Carcinologia Aplicada à Pesca e Aquicultura (anexar histórico escolar no e-mail). Posteriormente, deve salvar o arquivo em formato .pdf e enviar para o e-mail: emanuell.silva@ifpb.edu.br

• Título do projeto: Variação espaço-temporal da qualidade da água superficial do estuário do Rio Paraíba, PB. O objetivo do projeto é monitorar a qualidade da água, em um trecho do estuário do Rio Paraíba, e estimar os efeitos adversos que os POP’s podem provocar sobre o meio ambiente e a saúde da população. Os critérios de seleção para este projeto são: o Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) do candidato e a experiência de participação em projetos de pesquisa.

Para se candidatar, o estudante deve preencher o arquivo editável, cujo link está abaixo, informando seu nome completo, matrícula, curso, o CRE e em quantos projetos de pesquisa possui experiência (anexar comprovantes de participação ao e-mail). Posteriormente, deve salvar o arquivo em formato .pdf e enviar para o e-mail: liz.correia@ifpb.edu.br

• Título do projeto: Projeto AcalMA: um estudo longitudinal de acompanhamento dos estudantes dos cursos técnicos do IFPB – Campus Cabedelo. O objetivo do projeto é analisar o impacto de diferentes aspectos de trajetórias acadêmicas sobre o sucesso/insucesso de estudantes dos cursos técnicos do IFPB – Campus Cabedelo, em suas distintas modalidades, a partir da compreensão de como essas variáveis se relacionam ao longo de um ano escolar. Os critérios de seleção para este projeto são: o Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) do candidato; desempenho acadêmico na disciplina “Seminário de Iniciação à Pesquisa”, ofertada nos Cursos Técnicos Integrados do campus Cabedelo; e a participação em eventos de pesquisa.

Para se candidatar, o estudante deve preencher o arquivo editável, cujo link está abaixo, informando seu nome completo, matrícula, curso, o CRE, em quantos eventos de pesquisa participou (anexar comprovantes no e-mail) e a média com a qual foi aprovado(a) na disciplina de Seminário de Iniciação à Pesquisa (anexar histórico escolar). Posteriormente, deve salvar o arquivo em formato .pdf e enviar para o e-mail: licio.costa@ifpb.edu.br

ATENÇÃO: Por se tratar de um link editável a todo tempo, recomenda-se bastante atenção para verificar se já há alguma pontuação preenchida, e caso haja, o candidato deve apagá-las para inserir as suas. Deve-se atentar também para não alterar acidentalmente os pesos atribuídos aos critérios, os quais já estão preenchidos no arquivo editável.

Dúvidas e eventuais esclarecimentos podem ser sanados através do e-mail da Coordenação de Pesquisa e Extensão do campus Cabedelo: cpex.cabedelo@ifpb.edu.br ou pelo WhatsApp Business da CPEX/CB, através do número (83) 3248-5415.