Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2022 > 10 > Carta à Comunidade

Carta à Comunidade

Confira mensagem do ex-diretor geral Lício Romero Costa
por publicado: 27/10/2022 21h10 última modificação: 27/10/2022 21h14

Prezadas e prezados*,

Nesta semana, encerramos um ciclo de pouco mais de oito anos à frente da Direção Geral do Campus Cabedelo. Neste momento, o sentimento de saudades mistura-se com a sensação de dever cumprido e com uma profunda gratidão. Afinal, a oportunidade de gerir uma unidade de uma Instituição centenária e relevante como o Instituto Federal da Paraíba não poderia ser outra coisa senão marcante.

Desde 22 de agosto de 2014, com a indicação pro-tempore para ocupação do cargo, passando pelo voto de confiança depositado pela comunidade acadêmica em dois processos de consulta distintos (em 2015 e em 2018), convivemos com os desafios de uma instituição de ensino pública, pluricurricular e diversa.

Nesses últimos oito anos, constatamos que muito foi realizado. Dobramos a quantidade de cursos técnicos e superiores, triplicamos o número de estudantes matriculados em nosso campus, ofertamos nossos primeiros cursos de pós-graduação, qualificamos centenas de trabalhadores e trabalhadoras, alcançamos a excelência na avaliação de nossos cursos superiores e incentivamos fortemente a integração curricular, através de projetos integradores, de práticas interdisciplinares e do fortalecimento da pesquisa e da extensão.

Executamos as políticas de Assistência Estudantil com respeito aos nossos estudantes, garantindo sua diversificação através de novos programas e ações, algumas inéditas até então, como a entrega de refeições através do Programa de Alimentação e de lanches do PNAE, a entrega de jalecos e óculos de grau, os auxílios conectividade para inclusão digital e aquisição de equipamentos, os exames de aptidão para práticas de Educação Física e o fortalecimento das ações de educação inclusiva, bem como a ampliação do numero de auxílios em pecúnia e o reajuste de seus valores, como forma de garantir a permanência e o êxito dos nossos discentes em seus estudos.

Iniciamos ações de internacionalização através do intercambio e da imersão cultural de estudantes e servidores, e investimos na adequação dos espaços acadêmicos e administrativos, com a entrega do segundo Bloco Acadêmico, do Bloco Administrativo, da Biblioteca e das quadras de vôlei de areia e de futebol society, e iniciamos a tão aguardada obra do Restaurante Estudantil, com entrega prevista para o primeiro semestre de 2023.

No contato com a comunidade externa, estreitamos as parceiras com os poderes públicos municipais, viabilizando ações importantes como o transporte escolar para estudantes residentes em Cabedelo e Lucena, a capacitação de servidores municipais e a assinatura de acordos de cooperação, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas em educação e sustentabilidade ambiental. Tais relações também foram fundamentais para a execução de intervenções importantes para a sociedade de forma geral, como o calçamento das ruas de acesso e do entorno ao campus e a concretização da Estação Ferroviária IFPB Cabedelo, em vias de inauguração.

Acima de tudo, primamos pelo diálogo e pelo acolhimento, pelo respeito às diferenças e especificidades, buscando orientar os rumos de nossa unidade em direção a uma educação emancipatória e de excelência.

Todas as conquistas aqui resumidas são resultado do trabalho coletivo de uma equipe, formada por homens e mulheres valorosos, da qual me orgulho muito em fazer parte e ter liderado neste último ciclo. Com esta equipe, divido as alegrias das boas realizações e dos inúmeros acertos, guardando para mim as responsabilidades pelos erros. E, acima de tudo, compartilho minha enorme gratidão para com toda a comunidade acadêmica pela acolhida, pela aprendizagem, por tudo o que realizamos juntos, por todos os desafios superados até aqui, e já ansioso pelos próximos a serem superados.

Abraços a todas e todos, sigamos juntos na construção de nossa segunda casa chamada Instituto Federal da Paraíba - IFPB Campus Cabedelo.

Lício Romero Costa

*Confira a íntegra da carta, em formato PDF, clicando aqui.