Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2022 > 08 > Campus Cabedelo do IFPB realiza certificação do Qualifica Mulher

Campus Cabedelo do IFPB realiza certificação do Qualifica Mulher

Foram 57 alunas em dois cursos de qualificação profissional
por Ana Carolina Abiahy publicado: 15/08/2022 16h34 última modificação: 15/08/2022 16h35

Na tarde de sexta-feira, 12 de agosto, o Campus Cabedelo do Instituto Federal da Paraíba realizou a solenidade de certificação do Projeto Qualifica Mulher. Foram 31 mulheres concluintes do Curso de Formação Inicial e Continuada  (FIC) em Padeira e 26 do curso FIC em Operadora de Beneficiamento em Pescado. Os cursos são oriundos do Projeto Qualifica Mulher vinculado à Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres.

Estiveram presentes, compondo a mesa de honra, o Diretor Geral do campus Cabedelo, professor Lício Romero Costa, a Diretora de Desenvolvimento de Ensino do Campus Cabedelo, professora Turla Angela Alquete, a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Maria Cleidenedia Morais de Oliveira, a Diretora de Extensão Popular e Rural, Josi Melo, e a Coordenadora-Geral do Projeto Qualifica Mulher, Laura Reis Andrade. Prestigiaram o evento, como parceiros sociais, o Secretário de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura de Cabedelo, Francisco Pereira Urtiga e a Secretária Adjunta da Mulher de Cabedelo, Anelize Guedes representando a Secretária Priscilla Rezende da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Cabedelo, além da supervisora dos cursos, a professora Lucyana Sobral de Souza, a Apoio Administrativo Anne Mércia de Souza Silva Stuckert, o monitor Vinícius Damião Freire da Silva, as docentes formadoras Ariany Dágma e Arilane Nascimento e os intérpretes em Libras, Cecília e Bruno, membros do NAPNE do campus Cabedelo.

A cerimônia iniciou-se com a apresentação em vídeo rememorando experiências vividas ao longo dos dois cursos, um resgate das aulas teóricas, práticas e dos vários momentos de socialização, aprendizados, afeto e de amizades experienciadas pelas alunas.

2 1 qualifica mulher IFPB cabedelo - Cópia.jpg A Pró-Reitora Maria Cleidenedia expressou a sua alegria pela participação no evento, na sequência, Josi Melo falou da participação de longa data do campus Cabedelo nos projetos de extensão, indo ao encontro das mulheres nas comunidades para a oferta dos cursos. Laura Reis destacou o trabalho de toda a equipe para a efetivação do projeto, ressaltando o papel do campus Cabedelo na execução dos cursos. Ela mencionou sua alegria ao saber de tantas histórias das mulheres que superaram desafios para conseguir realizar o curso. A professora Turla expressou sua satisfação por ter participado desde a aula inaugural até este momento de certificação e comentou sobre o papel das mulheres na retomada dos estudos, na busca pela formação em condições que as empoderassem.

A oradora da turma de Padeira, a estudante Rosalinda Nascimento Pessoa, fez um discurso emocionante com destaque sobre como o aprendizado a transformou, no aprimoramento de técnicas e na produção dos produtos que ela comercializa. Já a oradora da turma de Operadora de Beneficiamento de Pescado, a estudante Rafaela Moreira de Lima, relembrou os aprendizados em relação às normas de higiene e de segurança no trabalho com alimentos e destacou as amizades e excelentes professores com quem tiveram a oportunidade de aprender.

Em seguida, a professora Ariany Dágma, que ministrou a disciplina Noções de Qualidade Aplicada à Panificação, falou sobre a alegria de ouvir das alunas sobre o que aprenderam durante o curso e deixou uma mensagem motivacional para que elas nunca desistam.

A supervisora dos cursos destacou o empenho, a garra, a dedicação, a persistência e a resiliência de cada mulher para continuar, além de agradecer ao apoio administrativo de Anne Mércia e ao excelente trabalho desenvolvido pelo monitor Vinícius Damião. A solenidade foi encerrada com o discurso emocionado do Diretor Licio. Uma confraternização se seguiu, com um coquetel e atração musical do participante do The Voice Kids 2022, Antônio Marques, representante da cidade de Cabedelo.

Com fotos e depoimentos enviados pela coordenação do Projeto Qualifica Mulher