Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2022 > 03 > Nesta Terça, às 14h tem debate oficial com os candidatos a Reitoria

Noticia

Nesta Terça, às 14h tem debate oficial com os candidatos a Reitoria

O presidente da Comissão Eleitoral Central, professor Fábio Albuquerque fala da expectativa do evento e afirma que o debate deve ser permeado pela ética e pelo decoro acadêmico
por publicado: 07/03/2022 23h23 última modificação: 07/03/2022 23h23

Nesta terça-feira, dia 08, acontece o primeiro debate virtual entre os candidatos a reitor do Instituto Federal da Paraíba. O evento começa, pontualmente, às 14h00, no auditório da Reitoria, sem público, com transmissão ao vivo pelo Canal da TVIFPB no Youtube.

O PORTAL IFPB conversou com o professor Fábio Albuquerque, presidente da Comissão Eleitoral Central, órgão responsável pela condução do processo eleitoral para Reitor(a). Fábio Albuquerque é especialista em Gestão Ágil de Projetos, mestre em Computação e exerce atualmente o cargo de Diretor-Geral de Tecnologia da Informação do Instituto Federal da Paraíba.Foto Fábio Albuquerque.jpeg

PORTAL – Que expectativa a Comissão Eleitoral faz deste debate entre os candidatos a reitor do IFPB?

Fábio – Esperamos que os candidatos apresentem suas propostas, interajam entre si e com a comunidade acadêmica, sempre, pautados pela ética e pelo decoro acadêmico. Os debates foram construídos pela Comissão Eleitoral em articulação com os candidatos e/ou seus assessores. Todos estão por dentro dos temas e das regras dos debates.

PORTAL – Então vamos ter mais de um debate ao longo do processo eleitoral?

Fábio – Sim, ao todo teremos três debates entre os docentes que estão concorrendo a Reitoria. Nesta terça-feira, dia 08, acontece o primeiro deles e nos dias 22 deste mês e 04 de abril daremos sequência a essa agenda de interação entre os candidatos e a comunidade acadêmica.

PORTAL – O debate de amanhã acontece, simultaneamente, nos campi com os candidatos a diretor-geral?

Fábio – Não. Nesta terça-feira, o debate é exclusivamente entre os candidatos a reitor. Cada subcomissão nos campi tem autonomia para realizar o debate local com os postulantes ao cargo de diretor-geral, em datas e formatos que lhe for conveniente. Como todos os campi também votam na escolha do Reitor, cremos que as atenções estarão concentradas no debate deste dia 08. O ideal é que os eleitores estejam sempre visitando a página das Eleições 2022, no portal do IFPB, checando o cronograma dos eventos, dentre outras informações de orientação à comunidade acadêmica e aos candidatos. 

PORTAL – O senhor poderia falar um pouco sobre o formato do evento e como será o processo de interação entre os candidatos e a audiência?

Fábio – Teremos um formato simplificado e já bem conhecido do público. O evento constará de um bloco de abertura com 10 minutos para apresentação dos candidatos e suas propostas, seguidos de mais quatro blocos, para rodada de perguntas entre os participantes, com temas sorteados e temas livres, incluindo, também, rodada de perguntas dos telespectadores e considerações finais dos postulantes ao cargo de reitor. O público pode participar até hoje, dia 7, enviando suas perguntas, pelo WhatsApp (83-98159-3444). Os interessados devem se identificar (nome, sobrenome e vínculo com a Instituição) antes de fazer a pergunta.

PORTAL – Com relação aos temas?

Fábio – Os temas, que já foram definidos e divulgados para os candidatos e o grande público, são os seguintes: * Novo Ensino Médio (Lei 13415/2017); * Capacitação e qualificação de servidores; * Democracia e autonomia institucional; * Ensino remoto/híbrido; * Incentivo à Pesquisa/Extensão; * Acesso, permanência e êxito; * Internacionalização do IFPB; * Orçamento e obras; * Plano Nacional de Educação; * Política Estudantil; * Política para os campi avançados; * Políticas para Ensino; * Saúde do Servidor; * Trabalho remoto.

PORTAL – Este ano, a Consulta traz uma novidade: o voto on-line. A inovação vem despertando muita curiosidade na comunidade acadêmica. Quais as vantagens desse novo sistema de votação?

Fábio – Primeiro a facilidade na hora de votar, pois o eleitor terá mais comodidade não enfrentando fila (aglomeração), nem tendo que se deslocar para locais específicos de votação. Depois pensamos nesse formato eletrônico em função do período pandêmico e da economia de gastos, pois de onde o votante estiver ele poderá consumar o seu voto, até por meio do celular.

PORTAL – A Comissão acredita que a votação sendo on-line os eleitores podem se sentir mais estimulados na escolha das propostas dos candidatos?

Fábio – Sim. Diante dessa comodidade nós esperamos um número maior de votantes, superando o quantitativo das consultas anteriores. Para isso estamos realizando campanhas em parceria com a Diretoria Geral de Comunicação e Marketing no portal e nas redes sociais do IFPB.

PORTAL – Vocês pretendem testar o sistema e oferecer algum treinamento prático à comunidade acadêmica, no uso da ferramenta?

Fábio – Sim. A gente vai realizar, nos dias 15 e 17 deste mês, uma live de esclarecimento e uma simulação real das urnas incluindo perguntas e opções fictícias. De forma expositiva e prática vamos apresentar todos os mecanismos de segurança oferecidos pelo módulo do Suap que foi construído, especificamente, para esse evento. A ideia é que as pessoas se sintam confiantes e seguras no uso dessa ferramenta para que no dia da votação todos estejam familiarizados com o sistema e possam oferecer seu voto com tranquilidade.

PORTAL – Gostaria de destacar algo mais...

Fábio – Apenas conclamar a participação da Comunidade Acadêmica no debate e pedir aos candidatos respeito e postura ética com os concorrentes, com os nossos alunos e servidores, e compromisso com os valores desta instituição centenária que é o IFPB. O êxito do processo sucessório depende do comportamento dos candidatos e da participação efetiva dos estudantes, professores e técnicos-administrativos.

registrado em: