Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2021 > 12 > Órbita 2021 reunirá 60 trabalhos, minicursos e oficinas

Órbita 2021 reunirá 60 trabalhos, minicursos e oficinas

Evento ocorre de forma digital entre os dias 09 a 11/12, e tem como tema Teoria e ação para o desenvolvimento sustentável e para os direitos humanos
por publicado: 08/12/2021 15h28 última modificação: 08/12/2021 15h35

Entre os dias 09 e 11 de dezembro, ocorrerá a IX Edição da Órbita: Semana de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia do Campus Cabedelo. O tema da Órbita 2021 é “Teoria e ação para o desenvolvimento sustentável e para os direitos humanos”, fazendo também homenagem ao centenário do educador Paulo Freire.

Confira o Site do Evento aqui.

O evento será composto por atividades assíncronas e síncronas, em formato de palestras e mesas redondas, apresentações de trabalhos científicos, apresentações culturais, oficinas e minicursos, entre outras atividades decorrentes de parcerias com a comunidade externa e parceiros sociais. O evento conta com financiamento oriundo do Programa Institucional de Apoio a Eventos de Extensão e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB. As atividades síncronas serão transmitidas pelo Canal de Eventos do Campus Cabedelo no YouTube ou ocorrerão através do Google Meet, no caso de oficinas e minicursos.

A atividade de abertura do evento ocorrerá a partir das 9h00 do dia 09/12, e contará com a mesa-redonda intitulada "Guardiões de Polinizadores: uma doce mudança de paradigma", que abordará a meliponicultura e a importância das abelhas para o equilíbrio ambiental. Em seguida, a partir das 15h00, ocorrerá a palestra "Como se tornar um jovem aprendiz" sobre o ingresso de estudantes do IFPB no Programa Jovem Aprendiz; e no dia 10/12, a partir das 8h00, ocorrerá a mesa-redonda "O Centenário de Paulo Freire", sobre a importância do educador pernambucano, Patrono da Educação Brasileira, e sua obra (clique nas cartelas para acessar o link de cada atividade).

Orbita 1.jpeg  Orbita 2.jpeg  Orbita 3.jpeg

Ao todo, foram 49 trabalhos inscritos na mostra Experimentando Ciências, que serão expostos no site do evento a partir do dia 09 de dezembro. Os trabalhos foram elaborados por estudantes de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFPB, dialogando com o tema do evento e com os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) propostos pela ONU e seus parceiros. Estudantes das redes municipal e estadual de educação em Cabedelo também puderam enviar seus trabalhos.

Acesse a relação de trabalhos aprovados clicando aqui.

Já as oficinas e minicursos ocorrerão de maneira síncrona através do Google Meet. Os interessados deverão ingressar nas salas a partir dos links disponibilizados no site do evento. A frequência nestas atividades, para efeitos de emissão de certificados de participação, será realizada durante as respectivas apresentações.

Clique aqui e confira os horários e links para as oficinas e minicursos da Órbita 2021.

As inscrições de propostas de trabalhos, de oficinas e de minicursos ocorreu mediante as normas do Edital nº 62/2021, elaborado pela Comissão Organizadora do Evento e publicado pela Direção Geral. Confira o Edital 62/2021 clicando aqui.