Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2021 > 11 > Inscrição para comissões eleitorais do IFPB termina nesta terça-feira

Noticia

Inscrição para comissões eleitorais do IFPB termina nesta terça-feira

Podem participar docentes, técnico-administrativos e estudantes. Membros ajudarão na organização do pleito para reitor e diretores gerais de 11 campi
por publicado: 22/11/2021 11h39 última modificação: 24/11/2021 18h28

Em 2022, o Instituto Federal da Paraíba vai realizar eleição para a Reitoria e direção geral em 11 campi: Campina Grande, Cabedelo, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Esperança, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel, Santa Rita, Sousa, Guarabira e Santa Luzia. Mas, o processo de organização do pleito já começou.

Está aberta, até esta terça-feira, 23 de novembro, a inscrição para interessados em compor as comissões eleitorais locais na reitoria e nos campi. Há uma comissão especial, instituída pelo Conselho Superior do IFPB (Consuper), que está organizando esta seleção para as comissões eleitorais.

A comissão especial organizadora é presidida pelo professor Washington César de Almeida Costa com representantes do corpo docente, técnico-administrativo, discente e do Consuper. O presidente Washington destaca a importância de participar deste processo democrático para a instituição e colaborar para a sua organização. Ele explica que os membros das comissões eleitorais é quem vão escolher entre seus pares os integrantes da Comissão Eleitoral Central responsável por realizar o pleito para reitoria e direções gerais, estipular calendários e normas. 

As comissões eleitorais locais serão formadas por três membros titulares e três suplentes de cada segmento (docente, técnico-administrativo e estudante). A inscrição é realizada por meio de processo eletrônico protocolado pelo SUAP, exceto no caso de discentes menores de idade. Para estes estudantes com menos de 18 anos, os pedidos de registro de candidaturas devem ser encaminhados à Comissão Especial do Conselho Superior, por meio de seu e-mail cecs@ifpb.edu.br.

A comissão eleitoral da Reitoria pode ser composta não só por servidores em exercício na Reitoria, mas por servidores e alunos vinculados a qualquer um dos Campi Avançados do IFPB (Areia, Cabedelo Centro, Mangabeira, Pedras de Fogo e Soledade). As comissões eleitorais locais serão as responsáveis por indicar membros de cada um dos três segmentos da comunidade acadêmica, bem como seus respectivos suplentes, para compor a comissão eleitoral central, responsável pela eleição de reitor e diretores gerais. 

Confira nesse link o regulamento do Processo Eleitoral com anexos para solicitação da candidatura, bem com o tutorial de inscrições. 

A homologação das candidaturas está prevista para 30 de novembro e a eleição para escolha destas comissões eleitorais para o dia 09 de dezembro. As comissões eleitorais vão disciplinar todo o processo eleitoral para os gestores que terão mandato de 2022 a 2026. Os membros das comissões eleitorais não poderão manifestar apoio a qualquer candidato durante este processo eleitoral.

 Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB / Arte: Luzivan Silva - Programador Visual do IFPB

registrado em: