Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2021 > 05 > Gestores do IFPB discutem vacinação dos trabalhadores em educação com a Prefeitura

Noticia

Gestores do IFPB discutem vacinação dos trabalhadores em educação com a Prefeitura

Durante a reunião, foi entregue ofício tratando da imunização contra a COVID-19
por publicado: 20/05/2021 17h00 última modificação: 03/11/2021 02h44

Foi realizada, nesta quarta-feira (19), na Secretaria Municipal de Saúde de Cabedelo, uma reunião entre o Secretário Murilo Suassuna e representantes do IFPB em Cabedelo: o Diretor Geral Lício Romero e o Diretor de Administração, Planejamento e Finanças, Mario Rachman. O tema abordado foi a vacinação dos trabalhadores da educação contra a Covid-19 no município de Cabedelo.

Na ocasião, foi entregue um ofício, assinado pela Reitora em Exercício, prof.ª Mary Roberta Marinho, pela Direção Geral do Campus Cabedelo e pela Direção do Campus Avançado Cabedelo Centro, solicitando que os docentes, técnico-administrativos em educação e colaboradores terceirizados, lotados nas duas unidades do IFPB no município, possam receber o imunizante contra o Sars-CoV-2, o novo coronavírus.

Durante a reunião, o Secretário explicou que Cabedelo tem vacinado os grupos prioritários conforme as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba, a partir do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e de acordo com os informes técnicos recebidos. No momento, o Município de Cabedelo está vacinando o 15º grupo prioritário previsto no PNI, composto por pessoas com deficiência permanente. Após o grupo seguinte, formado pelas pessoas em situação de rua, terá início a imunização dos Trabalhadores da Educação (Atualização: a Prefeitura de Cabedelo anunciou que iniciará, nesta sexta-feira, dia 21/05, a vacinação de pessoas em situação de rua e de trabalhadores da Educação Infantil, das redes pública e privada, que atuam no Município de Cabedelo).

Na opinião dos gestores, a reunião foi importante no sentido de dirimir dúvidas. De acordo com o prof. Lício Romero, a sinalização de que todos os profissionais de educação do IFPB em Cabedelo poderão ser vacinados no município tranquilizou a comunidade acadêmica: “temos servidores e colaboradores que trabalham no Campus Cabedelo ou no Campus Avançado do Centro do IFPB, mas que moram em outros municípios e estados. Saber que o local de residência não deve ser critério para a imunização do grupo de profissionais de educação é um alívio para nós”.

De acordo com o PNI, para a vacinação dos trabalhadores da educação, “será solicitado documento que comprove a vinculação ativa do profissional com a escola ou apresentação de declaração emitida pela instituição de ensino”. Ainda de acordo com o PNI, podem ser estabelecidos critérios para vacinação por etapas dentro do grupo prioritário, nas ocasiões em que o quantitativo de doses distribuídas não for suficiente para cobrir o grupo específico do chamamento.

Também foi discutida a possibilidade da imunização dos profissionais da educação do IFPB ocorrer no Campus Cabedelo. Nesse sentido, o Diretor Mario Rachman afirmou que o campus possui condições de contribuir com a ação, de forma que a mesma ocorra nas dependências da unidade do IFPB no Bairro de Jardim Camboinha.