Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2021 > 03 > Encontro dos Simpósios do IFPB Cabedelo apresenta produção técnico-científica em diversas áreas

3ª edição do Encontro reúne o VII SIMPEQ, o IV SIMAQ e o III SIMM, todos em formato online
por publicado: 19/03/2021 07h13 última modificação: 03/11/2021 02h37

Entre os dias 18 e 19 de março, o Campus Cabedelo promove seu 3º Encontro dos Simpósios, em sua primeira edição em formato totalmente online. O evento é a união dos Simpósios dos cursos técnicos em Recursos Pesqueiros, Meio Ambiente, Química e Multimídia do IFPB Campus Cabedelo.

Momento de compartilhamento de conhecimentos científicos e de saberes profissionais, em diálogo com parceiros sociais e comunidade externa de maneira geral, o 3º Encontro dos Simpósios possibilita, também, a divulgação científica a partir da apresentação de trabalhos produzidos por estudantes de cursos técnicos do Campus Cabedelo: ao todo, são 48 trabalhos apresentados.

No dia 18, ocorreu a abertura oficial do Encontro dos Simpósios, que contou com a presença da Pró-Reitora de Ensino do IFPB, Mary Roberta Marinho, também representando o magnífico Reitor Nicácio Lopes na ocasião; da Pró-Reitora de Abertura Simpósios 2021.jpegPesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB, Silvana Cunha, e do Diretor de Pesquisa da PRPIPG, Francisco Dantas; da Pró-Reitora de Extensão e Cultura do IFPB, Maria Cleidenedia Morais; e da coordenadora geral do 3º Encontro dos Simpósios, Janaína Sales Holanda. Na visão do Diretor Geral do Campus Cabedelo, Lício Romero, a composição da mesa reflete a perspectiva da indissociabilidade entre a extensão, a pesquisa e o ensino, presente no evento e no fazer educativo dos educadores e educadoras da unidade do IFPB em Cabedelo.

Em seguida, houve a realização da atividade síncrona relacionada ao IV Simpósio de Meio Ambiente e Química da Paraíba. O IV SIMAQ, um dos três eventos que compõe o 3º Encontro dos Simpósios do IFPB Campus Cabedelo, tem a proposta de divulgar a produção técnico-científica oriunda dos processos e projetos de Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão, de práticas profissionais dos cursos técnicos em Meio Ambiente e Química do Campus Cabedelo, bem como agregar demais produções de instituições parceiras federais, municipais e estaduais. A atividade envolveu a realização da Mesa Redonda intitulada "Impactos socioambientais e a relevância dos profissionais da área no enfrentamento à pandemia", e contou com a participação da professora Dr.ª Patrícia Marinho Abreu (UFCG), do professor Matheus Dias dos Santos (SEECT/EPSCR) e do bacharel Wesley Victor de Oliveira, técnico do LACEN-PB e UNIESP.

SIMM 2021 - 2.jpegNa tarde do dia 18 de março, o III Simpósio de Multimídia da Paraíba (SIMM) realizou duas atividades: a primeira foi a Palestra intitulada "Entendendo o mercado do audiovisual e suas diversas vertentes de trabalho no cenário paraibano e brasileiro", proferida por Diego Regal, fundador do Grupo R.Play; a segunda foi a Mesa Redonda intitulada "Nosso olhar na tela: o fazer cinema no lugar que vivemos", composta por profissionais renomados do cinema paraibano, abordando o mercado cinematográfico, suas particularidades e características: Nathan Cirilo (Prof. Dr. do Curso de Arte e Mídia da UFCG); André da Costa Pinto (jornalista, professor e produtor audiovisual); João Carlos Beltrão (diretor de fotografia e servidor do IFPB); Kennel Rogis (realizador audiovisual e idealizador do Festival Curta Coremas); Vitor Nicolau (Prof. do Curso de Design Gráfico do IFPB); e Kalyne Almeida (professora, cineasta, jornalista e fotógrafa).

Na sexta-feira (19), o VII Simpósio de Recursos Pesqueiros da Paraíba (SIMPEQ) contou com a Mesa Redonda "O que falta para o pescado ficar 'pop'?", com a participação de Adriana Lima, pesquisadora da EMBRAPA; do médico veterinário César Calzavara da Nóbrega; e do professor e pesquisador Willy Vila Nova Pessoa (IFPE). O SIMPEQ tem como finalidade proporcionar uma abordagem técnico-científica envolvendo profissionais, pesquisadores e estudantes da área de Aquicultura, Industrialização do Pescado, Pesca, Navegação, Biologia, Oceanografia, entre outras afins.

Todo o evento contou com transmissão pela TV IFPB, através de seu Canal no YouTube. Todas as mesas redondas, palestras e a própria abertura do evento estão disponíveis no link do Canal da TV IFPB. E todos os 48 trabalhos apresentados durante o 3º Encontro dos simpósios Também estão disponíveis no site do evento.

Acesse aqui o Canal da TV IFPB no YouYube.

Acesse aqui o Site do 3º Encontro dos Simpósios do IFPB Cabedelo.