Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2019 > 05 > Estudantes do Campus Cabedelo apresentam trabalhos científicos em Portugal

Estudantes do Campus Cabedelo apresentam trabalhos científicos em Portugal

Maria Eduarda Santos e Brian Marinho apresentaram 5 trabalhos em Conferência Internacional realizada no Instituto Politécnico de Leiria
por publicado: 14/05/2019 15h38 última modificação: 14/05/2019 16h41

Durante os dias 03 e 04 de maio, realizou-se, na cidade de Leiria, em Portugal, a VIII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE), no Instituto Politécnico de Leiria. A conferência visou contribuir para o avanço da teoria e prática em Educação, promovendo a discussão e colaboração entre investigadores, professores e estudantes na identificação e busca de soluções para os diversos contextos educativos.

Com o objetivo de divulgar suas experiências acadêmicas, os alunos Maria Eduarda Santos e Brian Marinho, do 5º período do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB Campus Cabedelo se fizeram presentes no evento, apresentando seus trabalhos e de seus colegas de turma, nas modalidades de apresentações orais e poster.

Ao todo, foram cinco trabalhos apresentados, intitulados: “Aulas práticas em Biologia: concepção de alunos e professores do Ensino Médio das escolas de Cabedelo, Paraíba, Brasil”, “Experiências em microaulas para o desenvolvimento da prática pedagógica interdisciplinar”, “Metodologia ativa: relato de produção e aplicação de recursos didáticos baseado no ensino da aprendizagem de Skinner”, “Perspectiva dos alunos de uma escola pública de Cabedelo Portugal 03.jpg(Paraíba, Brasil) sobre o ensino de Biologia”, e “Mobile Learning: criação do aplicativo Atlas Biodidático como aliado ao ensino da Biologia”. Entre os autores e coautores envolvidos na produção dos trabalhos: acima mencionados, estão os discentes Samara Braiane, Rebeka Moreira, Maria Eduarda Santos, Brian Marinho, Gabriely Fernandes, Anna Raquel, Daniel Ribeiro e Natália Galdino (todos do 5º período), além dos professores Thiago Ruffo, Jamylle Ouverney-King e Djanice Marinho.

“Sempre estudei em escolas públicas e com poucos recursos. Estar hoje no IFPB e poder contar com professores qualificados, capazes de me auxiliar na caminhada acadêmica, para mim é uma honra”, disse Maria Eduarda Santos, relatando sua vivência: “estou maravilhada em poder apresentar meus trabalhos e ainda representar meus colegas de turma em suas produções. Foi uma experiência enriquecedora ter contato com professores de outros países e entender um pouco dos contextos educacionais em que estão inseridos”, disse. Para Maria Eduarda, o IPCE foi uma excelente oportunidade de conhecer metodologias capazes de superar difíceis realidades, e um espaço muito aberto a discussões sobre contextos e práticas educacionais. Além disso, ela também relatou que se sentiu extremamente feliz em levar o nome do IFPB Campus Cabedelo para outro continente: “desejo que essa prática se torne frequente e que o nosso campus seja cada vez mais reconhecido pelos trabalhos que tem realizado, mesmo diante das dificuldades enfrentadas pela Educação Brasileira”.

Portugal 02.JPGO estudante Brian Marinho também contou um pouco sobre a sua experiência no IPCE 2019: “participar, pela primeira vez, de um Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos Educacionais, foi uma experiência enriquecedora para mim”. Brian também contou que pôde observar e compreender melhor como o Campus Cabedelo tem sido fundamental para a formação acadêmica de seus alunos, se dedicando em fazer com que educação, ciência e tecnologia estejam integradas na formação de seus educandos. “Volto dessa conferência, entendendo que a educação é transformadora, vasta e que sempre tem algo a nos mostrar e ensinar. Agradeço o apoio do Campus Cabedelo e espero que mesmo com as turbulências que estamos enfrentando, possamos permanecer unidos em um só propósito: oferecer educação gratuita e de qualidade”, completou.

O professor Thiago Ruffo, Coordenador Substituto do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB Cabedelo, enalteceu a participação dos discentes no referido evento, evidenciando que estas experiências constituem importante etapa para a formação do professor-pesquisador em Biologia. O mesmo ainda relatou que foi a primeira vez que houve apresentação de trabalhos em evento científico realizado no exterior por alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Cabedelo. “Apesar do momento difícil que passamos no cenário político, educacional e econômico, ver nossos discentes dispostos em estar produzindo e disseminando conhecimento é bastante motivador. Que a experiência da Maria Eduarda e do Brian Marinho possam servir como uma fonte de estímulo para outros discentes”, frisou Thiago.