Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2018 > 09 > Tem início o 1º Encontro dos Simpósios do IFPB Cabedelo

Noticia

Tem início o 1º Encontro dos Simpósios do IFPB Cabedelo

Abertura do evento ocorreu em plena Expofeira Paraíba Agronegócios 2018, no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, em João Pessoa
por publicado: 24/09/2018 22h45 última modificação: 25/09/2018 14h34

Teve início, no último sábado (22), o 1º Encontro de Simpósios do IFPB Cabedelo. O referido Evento reuniu estudantes e servidores dos cursos ofertados pelo Campus Cabedelo (em especial, dos cursos técnicos em Meio Ambiente, Recursos Pesqueiros, Química e Multimídia), além de parceiros, em um grande encontro que integra o 5º Simpósio de Recursos Pesqueiros da Paraíba (V SIMPEQ), o 2º Simpósio de Meio Ambiente e Química da Paraíba (II SIMAQ) e o 1º Simpósio de Multimídia da Paraíba (SIMM).

Após um descontraído momento cultural com a banda estudantil "Oi, tudo bem?", foi instalada a mesa de honra da solenidade de abertura do 1° Encontro dos Simpósios, formada pela coordenadora de Estágio do Camus Cabedelo, a professora Valéria Camboim Góes, representando, na ocasião, o Diretor Geral do campus, prof. Lício Romero; além do coordenador de Agronegócios do Sebrae Paraíba, Jucieux Palmeira; e do prof. Alan Araújo, representando a comissão organizadora do 1º Encontro dos Simpósios.


02.jpgA parceria entre o Campus Cabedelo do IFPB  e o Sebrae Paraíba existe há aproximadamente 03 (três) anos, a partir da organização do Simpósio de Recursos Pesqueiros da Paraíba, um dos mais longevos e tradicionais eventos promovidos pelo Campus Cabedelo, com palestras, minicursos, oficinas e mesas-redondas, discutindo tecnologias e disseminando inovações para os futuros técnicos em Recursos Pesqueiros e pequenos produtores locais.

Por ocasião da abertura do evento, o prof. Alan Araújo externou sua satisfação em seu segundo ano como presidente da comissão organização do Simpósio de Meio Ambiente e Química da Paraíba, que, segundo ele, vem crescendo a cada ano: "é em eventos como este, que já está em sua segunda edição, que mostramos o que tem sido feito em termos de pesquisa e extensão, incentivando a comunidade do IFPB a apresentar seus trabalhos desenvolvidos”.

Logo após, teve início a mesa redonda intitulada "Atuações no Mercado de Trabalho do Técnico em Recursos Pesqueiros, Meio Ambiente, Química e Multimídia". Carlos Frederico, da IM3 inteligência de Mercado, falou da pesquisa de marketing 08.jpgnecessária a fim de conhecer o mercado de tilápia, antes de se adentrar no mesmo da forma mais assertiva. Com suas analogias, mostrou como é importante investigar as motivações e hábitos do consumidor antes de simplesmente anunciar um produto. Em seguida, continuando a falar sobre Comunicação, a especialista em Marketing Digital Camila Videres falou da importância desses futuros profissionais terem versatilidade e iniciativa para entrar em um mercado de trabalho cada vez mais exigente.

A última convidada, Karina Massei falou da atuação do Aquário Paraíba - que cuida da conservação e reprodução das espécies marinhas, e do papel dos aquários e zoológicos de todo mundo na garantia da biodiversidade e do equilíbrio ecológico, de forma que a vida marinha possa continuar nos ofertando seus recursos. Karina também citou os projetos desenvolvidos pelo Aquário, configurando oportunidades para a entrada de alunos como estagiários ou voluntários.

O 1º Encontro dos Simpósios do IFPB Cabedelo continua até a próxima terça-feira, com palestras, minicursos e muito conhecimento para toda comunidade.

Para conferir a programação geral do 1º Encontro dos Simpósios do IFPB Cabedelo, clique aqui.

Para conferir a programação do II SIMAQ, clique aqui.

Para conferir a programação do SIMM, clique aqui.

Para conferir a programação do V SIMPEQ, clique aqui.

 

registrado em: