Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2017 > 09 > Campus Cabedelo sedia a II Semana da Diversidade e Gênero

Campus Cabedelo sedia a II Semana da Diversidade e Gênero

Evento teve como foco a superação de preconceitos em uma perspectiva de educação em direitos humanos
por publicado: 19/09/2017 20h46 última modificação: 19/09/2017 20h50

Buscando criar espaços dialógicos que fomentem a educação em direitos humanos e o respeito às diferenças, o Campus Cabedelo do IFPB realizou entre os dias 14 e 16 de setembro, a II Semana da Diversidade e Gênero.

O evento tem relação direta com a lógica educacional promovida pela instituição, através do fomento de debates dentro de uma perspectiva social de busca pela igualdade e da valorização humana.

A programação foi composta por apresentações culturais, exibição do filme “Hoje eu quero voltar sozinho” e do documentário “Friday”, oficinas e concurso de cartazes, além de uma mesa redonda, com o tema “Dialogando sobre as diferenças”, composta por Ismaelly Trajanno, professora e pesquisadora da UFPB; Roberta Schutz, representando a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana do Estado da Paraíba; Luis Victor Lima, professor e Drag Queen artisticamente conhecido como Friday Manson; e o ativista Luciel Araújo de Oliveira.

A estudante Thamires Borges, do Curso Técnico em Meio Ambiente, fez uma avaliação positiva da atividade: “houve uma boa participação no evento e na mesa redonda, com discussões muito produtivas e em uma linguagem acessível, levando as pessoas a refletir sobre outras realidades, pois o preconceito é muito forte”.

Para o Diretor Lício Romero, eventos dessa natureza são fundamentais para a construção de uma cultura de valorização dos direitos humanos e da alteridade. “Ações como essa precisam fazer parte do cotidiano escolar, para que possamos contribuir para a construção de uma sociedade que pratique a tolerância, a alteridade e o respeito às diferenças”, disse, agradecendo toda a dedicação da professora Raquel Goldfarb, pesquisadora da área de diversidade de gênero, que foi fundamental para a realização da atividade.

O Evento foi organizado pela comissão instituída pela Portaria nº 139/2017 da Direção Geral do Campus Cabedelo, composta pelos docentes Raquel Goldfarb, Alessandra Oliveira, Marcos Lucena, Niely Souza, Sérgio Rodrigues, Thiago Ruffo, e Vanessa Lima, sob a presidência da primeira.

Campanhas realizadas pela PRAE discutem temas como Diversidade e Acessibilidade

Em maio do corrente ano (09/05), ocorreu o lançamento da Campanha da Diversidade, sob a iniciativa da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis do IFPB, através da Coordenação de Ações Inclusivas. O evento reuniu lideranças de movimentos sociais, estudantes, professores e gestores do IFPB no auditório do Edifício Coriolano de Medeiros, sede da Reitoria da instituição.

À época, o Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, destacou a importância das campanhas, e disse que a construção de uma sociedade plural se faz também a partir da educação. “Essa ação tem como foco o diálogo educativo, estimular o debate, reformular conceitos e superar preconceitos”, enfatizou o pró-reitor lembrando do compromisso da PRAE em fortalecer essas ações inclusivas na busca por uma sociedade mais justa e igualitária.

Atualmente, a PRAE, em conjunto com a Pró-Reitoria de Ensino e com a Diretoria Geral de Comunicação e Marketing do IFPB, desenvolve campanha relacionada ao tema Acessibilidade nos veículos internos de comunicação do Instituto, como portal, redes sociais, rádio e TV IFPB, dando ênfase a este tema e conscientizando a comunidade para a sua importância.

Assista aqui o vídeo institucional sobre Diversidade.

Acesse aqui o vídeo institucional sobre Acessibilidade.