Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2017 > 07 > Campus recebe visita de bibliotecários para implantação do Sistema Koha

Campus recebe visita de bibliotecários para implantação do Sistema Koha

A visita ocorrida no dia 20 de julho foi destinada à consultoria e vistoria da implantação do novo Sistema na Bibliotecas no âmbito do Campus Cabedelo.
por publicado: 26/07/2017 23h46 última modificação: 28/07/2017 02h45

No dia 20/07/2017, os bibliotecários do IFPB, Thiago Cabral (Diretor de Bibliotecas da Reitoria) e Gustavo Nogueira (Coordenador da Biblioteca do Campus Campina Grande e responsável pela implantação do Sistema de Bibliotecas Koha), estiveram visitando a Biblioteca do Campus Cabedelo para uma consultoria e vistoria da implantação do novo sistema integrado de gerenciamento de bibliotecas.

Nesta visita, concomitantemente à supervisão do trabalho que está sendo executado, foram debatidas formas mais ágeis de catalogação e sugestões para aperfeiçoar o processamento técnico dos materiais da biblioteca. A partir dessa visita, ficou estabelecida uma cooperação técnica por parte comissão de implantação para que outros bibliotecários possam vir ao Campus e se juntem aos servidores da casa para maior rapidez no processo de implantação, previsto para ser finalizado até o final de agosto.

A implantação do Koha servirá para agilizar aos usuários em suas buscas, renovações e informações sobre os materiais existentes na biblioteca. Contribuirá, também, para melhorar o atendimento da biblioteca junto à comunidade acadêmica e auxiliará professores e coordenadores na confecção de pedidos por novos títulos, além de várias funções que ajudarão no cotidiano da administração da Biblioteca e do Campus.

Sobre o Koha

O Koha é um Sistema Open Source (software livre e cooperativo) Integrado de Gestão de Bibliotecas que há dez anos surgiu no mercado internacional, e que se destaca porganização sua robustez e flexibilidade. O sistema será multicampi e funcionará em rede, atendendo toda a comunidade escolar do IFPB, possibilitando ao usuário fazer consultas, reservas, renovações, dentro ou fora da instituição através de um cadastro com login e senha. Através da colaboração dos analistas da DTI, o sistema já está integrado com o Suap.

Com o sistema em pleno funcionamento, o IFPB terá todas as bibliotecas integradas e em rede, qualificando ainda mais o Instituto nas avaliações do Inep/MEC. Serão atendidos em torno de 37 mil usuários, dentre estudantes e servidores. Para gerenciar o sistema, será formado um Comitê Gestor composto por bibliotecários de todo Instituto.