Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2016 > 08 > Campus Cabedelo promoveu a Primeira Semana da Diversidade e Gênero

Campus Cabedelo promoveu a Primeira Semana da Diversidade e Gênero

Evento aconteceu nos dias 07, 08 e 09 de julho e contou com um grande público
por publicado: 12/08/2016 19h38 última modificação: 15/08/2016 16h52

A Primeira Semana da Diversidade e Gênero aconteceu nos dias 07, 08 e 09 de julho de 2016 tendo como principal objetivo promover a discussão acerca da diversidade e gênero no IFPB/Cabedelo.

As lutas pela igualdade de gênero, étnico-racial e também pelo respeito à diversidade têm sido constantes nos últimos anos. Porém, as discriminações sofridas pelos grupos minoritários ainda são uma realidade tão persistente quanto naturalizada na sociedade e na escola.

Por isso é de suma importância ter no calendário escolar uma data especifica que trate do tema. A “Primeira Semana da Diversidade e Gênero”, foi uma ação vitoriosa, no sentido de promover a discussão desses temas, motivando a reflexão individual e coletiva, e contribuindo para a superação e eliminação de qualquer tratamento preconceituoso.

O público-alvo do evento foram os alunos dos cursos técnico-integrados ao ensino médio, embora tenha, indiretamente, atingindo outros integrantes da comunidade acadêmica do IFPB.

O evento foi promovido nas instalações do IFPB, campus Cabedelo, com a realização de concurso de cartazes e redações contra a homofobia, lesbofobia, bifobia e transfobia; exibição de filmes sobre a temática e posteriormente debate; apresentação do Grupo de Teatro do Oprimido, com a encenação intitulada “12 de Junho” e a mesa redonda: “Dialogando sobre as diferenças”, tendo como debatedores o prof. Dr. José Batista de Melo Neto, a estudante da UFPB e militante, Jade Mariam de Carvalho e a Profa. Dra. Michele Barbosa Agnoletti.

A Coordenadora do evento, Profa. Dra. Raquel Goldfarb, entende que

“o ambiente escolar é um dos principais lugares de construção dos saberes dos jovens, incluindo as construções das identidades e, consequentemente, das diferenças. Existe um temor infundado que se discutirmos esse tema estaremos estimulando o jovem que se torne homossexual. Isso não tem nenhum fundamento científico. O que queremos é preparar nossos alunos, professores e demais servidores para saber lidar com essa diversidade que existe na sociedade e também na escola. O termo orientação sexual se refere à maneira como a pessoa se sente em relação à afetividade e sexualidade. Já a identidade de gênero faz referência ao modo como cada um se reconhece dentro dos padrões de gênero estabelecidos socialmente. Assim, não são somente as características biológicas que determinam a construção da identidade de gênero. Refletir sobre a identidade e a sexualidade humana vai além dos aspectos biológicos, fisiológicos e corporais, é compreendê-la como expressão afetiva, envolvendo emoções, sentimentos, atitudes, crenças e valores”.

Além disso, a professora Raquel completa:

"Por fim, avaliamos que foi uma semana maravilhosa e que indicamos como exemplo aos colegas dos outros Campi do IFPB. Os alunos se envolveram nos debates e discussões e principalmente na manufatura dos cartazes, que demonstraram criatividade e talentos artísticos."

Como os organizadores observaram, os resultados obtidos com estas ações são de ordem subjetiva e dizem respeito ao conhecimento sobre a diversidade humana por parte dos educandos e educadores. Partiu-se da concepção de que os processos discriminatórios têm especificidades e relacionamentos que precisam ser analisados à luz dos direitos humanos, para que nenhuma forma de discriminação seja tolerada, na escola ou fora dela.

Os docentes responsáveis pela execução da Primeira Semana da Diversidade e Gênero foram os Professores: Raquel C. Goldfarb – Coordenadora do evento, Annanely Ramalho T Meireles, Luciana Sobral de Souza, Niely Silva de Souza, Regina Paula S. da Silveira, Silvio Sérgio O. Rodrigues, Thayse Cristine S Dias e Valbério Candido de Araújo.

O nível dos trabalhos foi surpreendente e todos os participantes estão de parabéns. A equipe vencedora do concurso de cartazes foi representada pelos alunos Curso Técnico em Meio Ambiente: Júlia Gomes, Emanuelle Medeiros, Cristiana Felinto, Muhammand Hamin e Weslley Barbosa. O aluno vencedor do concurso de redação foi Rafael Davi Alves Soares, aluno do 1 ano do curso Técnico em Recursos Pesqueiros.

Coordenação de Comunicação Social do IFPB - Campus Cabedelo