Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2016 > 07 > Começa o N Design Parahyba 2016

Começa o N Design Parahyba 2016

Evento é o maior encontro de estudantes de design do Brasil, e reúne aproximadamente 1200 participantes em sua 26ª Edição
por Lício Romero Costa publicado: 18/07/2016 13h31 última modificação: 18/07/2016 16h41

O Estado da Paraíba recebe, pela primeira vez, o Encontro Nacional de Estudantes de Design, evento anual que, em sua 26ª Edição, reúne estudantes de cursos de design de todo o país para discutir temáticas relevantes à área acadêmica e ao movimento estudantil.

Segundo a comissão organizadora do evento, a CONDe, “o N Design não é apenas o Encontro Nacional de Estudantes de Design, é – antes de tudo – uma experiência que se renova a cada ano. Experiência essa que viaja de estado para estado, de região para região e de cultura para cultura”.

Realizado pela CONDe, o N Design conta com o apoio institucional direto do IFPB, do IESP, de outras Instituições de Ensino Superior do Estado da Paraíba (UFPB, UFCG, Universidade Estácio de Sá) e de outros parceiros institucionais e sociais.

A abertura do evento aconteceu neste sábado (16) no IESP e contou com a participação do Reitor do IFPB Nicácio Lopes, do Pró-Reitor de Assuntos Estudantis do IFPB, Manoel Macedo, do Diretor Geral do Campus Cabedelo, Lício Romero, e do Coordenador do Curso de Design de Interiores do IESP, Pedro Rossi, que ressaltaram, em suas falas, a importância do encontro pela oportunidade de promover uma profunda troca de experiências entre estudantes, professores e profissionais da área, em um momento significativo de nossa conjuntura nacional.

As atividades de conteúdo do 26° N Design, na forma de palestras, workshops, oficinas, grupos de trabalho, rodas de conversa e mesas-redondas, estão ocorrendo nas dependências do IESP, Instituto de Educação Superior da Paraíba, entre os dias 16 a 23 de julho do corrente ano; e os mais de 1000 estudantes, oriundos de diversos estados da federação, encontram-se alojados no Forrock.

O 26° N Design é voltado para as áreas de design de moda, gráfico, de produto, de games, web, de interiores e economia criativa, e tem à frente alguns estudantes do Curso de Design Gráfico do Campus Cabedelo do IFPB, como Bruno Fernandes, Bernardo Kloisterman, Clara Helen, Emmanuel Alessandro, Jordânia Firmino, Matheus dos Reis, Natália Di Lorenzo, Petrôneo Franco, Samuel Bezerra e Steven Ellisson, dentre outros alunos e alunas dos cursos de Design Gráfico, Design de Interiores e Sistemas para Internet do IFPB.

Maiores informações sobre o N Design Parahyba, inclusive sua programação, podem ser consultadas clicando aqui.

CoNE Verão também foi promovido por entidades de base paraibanas

No início deste ano, ocorreu, no período de 16 a 23 de janeiro, na Usina Cultural Energisa, o CoNE Verão, ou Conselho de Nacional de Entidades de Design. Nesse fórum, organizado sempre no mês de janeiro, ocorrem discussões que põem em foco as problemáticas e necessidades dos estudantes de Design em âmbito nacional, envolvendo representantes de entidades de base estudantis como Centros e Diretórios Acadêmicos, mas sendo permitida a participação de quaisquer estudantes de design com direito à voz.

O CoNE Verão configura-se, também, como o principal alicerce para a realização do N Design. O Campus Cabedelo do IFPB colaborou com a realização do referido fórum, alojando os estudantes no mês de janeiro.