Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2016 > 06 > Campus Cabedelo apresenta Exposição Cultural Museu Patrimônio Vivo

Noticia

Campus Cabedelo apresenta Exposição Cultural Museu Patrimônio Vivo

Exposição encontra-se no hall de entrada do Bloco Administrativo desde o dia 20/06
por publicado: 06/07/2016 17h45 última modificação: 06/07/2016 17h45

O Campus Cabedelo tem a de honra expor em suas dependências o Museu do Patrimônio Vivo da Grande João Pessoa, que é uma forma de valorização e divulgação de patrimônios constituídos por pessoas, lugares, narrativas, calendários festivos, expressões culturais e que, desta feita, são considerados imateriais. 

Esta ideia de imaterialidade é relativa aos saberes populares de determinada comunidade, sendo esta última a responsável e agente da salvaguarda de bens como, por exemplo, brincadeiras expressas pela ciranda, coco, babau, cavalo marinho, boi de reis, lapinha, quadrilhas, capoeira, maculelê e, ainda, bens como as celebrações manifestas pelas novenas católicas, pelo culto da jurema sagrada, umbanda e candomblé. Os bens imateriais também abrangem ofícios e conhecimentos tradicionais como a pesca artesanal, o ofício da parteira, do curandeiro e do rezador. 

O projeto visa à criação de um Museu Vivo que se constitua como espaço de pesquisa, discussão, divulgação, formação e salvaguarda do patrimônio imaterial de João Pessoa a partir da formação de jovens agentes culturais, moradores de bairros tradicionais da cidade, que são responsáveis pelos inventários dos bens identificados.

A locação deste Museu se dará em espaços representativos das atividades culturais, como as casas dos mestres e atores culturais das comunidades e, mesmo, nos lugares de trabalho, de festas, de celebrações e de brincadeiras. Assim, a proposta não é a de retirada das expressões culturais dos espaços onde se desenvolvem, mas de valorizá-las dentro dos próprios bairros e estimular o trânsito de pessoas inseridas em outras comunidades, de forma que a própria cidade conheça e reconheça estes espaços e este patrimônio.

A exposição tem tem sido bem procurada pela comunidade acadêmica do Campus Cabedelo e a previsão é que fique exposta durante o mês de junho.

 

Coordenação de Comunicação Social do IFPB - Campus Cabedelo

registrado em: