Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2016 > 06 > Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente visitam a destilaria Tabu em Caaporã/PB

Visita técnica teve como objetivo o conhecimento da produção de combustíveis derivados do melaço e do álcool cru
por publicado: 06/07/2016 16h44 última modificação: 06/07/2016 16h44

Na quarta-feira, 01/06, alunos do Curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente do IFPB Campus Cabedelo, participaram de visita técnica nas instalações da Agro Industrial Tabu S/A, estabelecida na Fazenda Tabu – Zona Rural de Caaporã/PB, há aproximadamente 60 Km da capital paraibana. Os alunos foram acompanhados pelos professores Valéria Camboim Góes, Thiago Leite de Melo Ruffo e Thyago de Almeida Silveira.

Atuando no mercado mundial desde 1979, com ampla expertise na fabricação e logística de alcoóis finos, o álcool produzido na Destilaria TABU é considerado como referência de qualidade para as mais reputadas"tradings" do mundo e grandes consumidores como a IPIRANGA, PETROX, FAN DIST, SP COMBUSTIVEL E PETROBRAS. A Agro Industrial Tabu foi certificada em dezembro de 2005(ISO 9001) e fevereiro de 2006 (ISO 14001), sendo a primeira destilaria autônoma do Brasil a possuir o título de Sistema Integrado de Gestão, certificando todos os seus processos produtivos, da plantação da cana-de-açúcar ao produto final. O processo de aperfeiçoamento da qualidade de meio ambiente é permanente e contínuo e envolve todos os funcionários da empresa considerando os aspectos e impactos da atividade, respeitando o meio ambiente.

Hoje, a capacidade industrial instalada permite produção anual de 64 milhões de litros dos seguintes tipos de álcool; Neutro, Extra Neutro, Neutro Absoluto, Anidro Carburante e Hidratado Carburante. Face à otimização de seus equipamentos, a Destilaria TABU obtém bagaço de cana-de-açúcar suficiente para processar matérias-primas, como melaço e álcool cru.

Durante a visita os alunos e professores foram recepcionados por técnicos da empresa que fizeram uma apresentação sobre diversos aspectos, destacando o processo produtivo do álcool, as certificações ISO 9001 e ISO 14001, os procedimentos de auditorias interna e externa, o gerenciamento de resíduos sólidos; questões ligadas ao reuso de água e tratamento do solo, as ações de reflorestamento e educação ambiental. O grupo também teve a oportunidade de percorrer todas as unidades para conhecer o funcionamento e a dinâmica do empreendimento, destacando-se a produção de álcool extremamente puro que atende a demanda de setores muito exigentes como as indústrias farmacêuticas, de perfumaria e de bebidas destiladas. Os subprodutos, como o bagaço e a vinhaça gerados no processo de produção são totalmente aproveitados. O bagaço é utilizado na geração de energia para processar matérias primas, como melaço e álcool cru, durante a entressafra e a vinhaça é usada na fertirrigação do solo.

Coordenação de Comunicação Social do IFPB - Campus Cabedelo