Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Ensino > Coordenação do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros

Coordenação do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros

por Lício Romero Costa publicado 11/03/2016 11h31, última modificação 19/08/2016 01h38

Recursos Pesqueiros

 


 

Curso Técnico Integrado em Recursos Pesqueiros

Curso Técnico Subsequente em Recursos Pesqueiros

Curso Técnico Integrado em Recursos Pesqueiros - PROEJA


Coordenador: Victor Andrade da Silva

Telefone: (83) 3248-5411

E-mail: victor.silva@ifpb.edu.br


 

 

O que faz o Técnico em Recursos Pesqueiros?

O objetivo do Curso em Recursos Pesqueiros é formar profissionais técnicos de nível médio aptos ao desenvolvimento de suas funções no mercado de trabalho, com maior perspectiva de empregabilidade nas áreas de aquicultura, pesca extrativa, beneficiamento do pescado, extensão pesqueira, legislação ambiental, com reconhecida competência científica, tecnológica e humanística para o exercício da profissão, considerando o mundo do trabalho, a contextualização sociopolítica-econômica e a sustentabilidade.

Dessa forma, é possível dividir as áreas de atuação do profissional Técnico em Recursos Pesqueiros em três grandes segmentos: aquicultura, pesca extrativa e industrialização do pescado. Nesse sentido, esse profissional pode atuar no seguimento da aquicultura em empreendimentos que realizam criações em cativeiro de peixes, camarões, ostras, mexilhões, rãs e cultivo de algas, pode auxiliar na produção e avaliação de projetos aquícolas, pode atuar na produção de peixes ornamentais, assim como em laboratórios de produção de alevinos de peixes e pós-larvas de camarão, pode operacionalizar projetos e técnicas de cultivo de organismos aquáticos inovadoras, buscando o aumento sustentável da produção, etc.

Quanto ao segmento da pesca extrativa esse profissional pode realizar e monitorar atividades de pesca em escala industrial e artesanal em rios, oceanos e lagos. Pode colaborar no gerenciamento, manutenção e armação de embarcações pesqueiras. Pode operar equipamentos eletrônicos de apoio à pesca, como GPS, ecossonda, radar, bússolas, etc. Acompanhar e auxiliar os trabalhos de embarque, desembarque e condução de embarcações a áreas de pesca, etc.

Quanto ao segmento da industrialização do pescado o Técnico em Recursos Pesqueiros pode atuar em indústrias de beneficiamento do pescado, realizando ou fiscalizando dentro dos padrões de qualidade e de segurança alimentar as atividades de filetagem, enlatamento, salga, produção de embutidos, etc. Pode desenvolver planos de trabalho para atuação dos profissionais na indústria de beneficiamento de pescado. Adicionalmente, pode-se destacar que esse profissional pode atuar auxiliando as diversas áreas da engenharia de pesca, biologia marinha, oceanografia e áreas afins.

Nesse sentido, o Técnico em Recursos Pesqueiros pode atuar em instituições públicas, privadas e de forma autônoma, como empresas de análise e qualidade do pescado, empresas de processamento do pescado, empresas ligadas à aquicultura ou à pesca e setores afins. Pode desenvolver seu próprio negócio, como confecção de aquários, criação de espécies ornamentais. Assim como, pode prestar consultorias e capacitar produtores rurais ou pescadores nas diversas áreas de sua competência por meio de um processo de transferência de conhecimento e de novas tecnologias.