Você está aqui: Página Inicial > Patos > Notícias > 2017 > 06 > Campus Patos participa da Semana do Meio Ambiente

Campus Patos participa da Semana do Meio Ambiente

Fórum Permanente Salve o Pico do Jabre realizou atividades em parceria com a UFCG
publicado: 08/06/2017 14h40 última modificação: 28/06/2017 17h30

IFPB Campus Patos, através dos servidores Ana Zulema, José Ronaldo de Lima e Leonardo Navarro, que fazem parte do Fórum Permanente Salve o Pico do Jabre e juntos realizam durante essa semana, de 05 a 09 de junho, a 1ª Semana do Meio Ambiente “Salve o Pico do Jabre”, nos municípios de Mãe D’água e Matureia. O evento tem o objetivo de sensibilizar a sociedade e o poder público da importância da preservação do Pico do Jabre, o ponto mais alto da Paraíba.

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Patos, bem como a UFCG, Campus Patos, juntamente com as secretarias de Meio Ambiente dos Municípios de Mãe D’água e Matureia, realizam uma série de atividades durante essa primeira semana de junho.

Na segunda-feira ocorreu a abertura do Evento no município de Mãe D’Água, com palestra pública. Na terça-feira foi a vez da cidade de Matureia, no ginásio da escola Maria Tâmara, onde teve a homenagem ao 4º Batalhão do Bombeiro Militar (4º BBM), comandado pelo Tenente Coronel Saulo Alves, pela dedicação no combate ao incêndio ocorrido no mês de setembro de 2016 no Pico do Jabre e em seguida aconteceu apresentação cultural.

Na quarta-feira, dia 07, no auge das atividades da Semana do Meio Ambiente foi realizada uma caravana ao Pico do Jabre envolvendo mais de 130 pessoas, entre alunos do IFPB Campus Patos, UFCG Campus Patos e as Escolas dos Municípios de Matureia e Mãe Dágua. Os presentes fizeram coleta de lixo, ouviram sobre a importância do ecossistema na região, bem como deslumbraram paisagem.

Na quinta e sexta-feira, dias 08 e 09, estão previstos palestras, oficinas e apresentação cultural nas escolas dos Municípios de Mãe D’água e Matureia.

O Pico do Jabre é um ponto culminante da Paraíba com 1.197 metros de altitude e localizado no município de Matureia. Em 1992 foi criado o Parque Estadual Pico do Jabre com área inicial de 500 hectares com território ampliado para 852 hectares no ano do seu décimo aniversário, em 2002.

O Parque Estadual Pico do Jabre foi criado para envolver toda a área e proteger a fauna e a flora da região.