Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2017 > 06 > Encerramento da II Semana de Saúde e Meio Ambiente

Encerramento da II Semana de Saúde e Meio Ambiente

O evento superou as expectativas dos servidores envolvidos e contou com a participação significativa dos alunos
por publicado: 08/06/2017 13h12 última modificação: 27/06/2017 09h35

Nos dias 05, 06 e 07 de junho de 2017, ocorreu a II Semana de Meio Ambiente e da Saúde do IFPB campus Catolé do Rocha-PB. O evento ocorreu no auditório da UEPB campus Catolé e no IFPB e contou com uma gama de atividades voltadas as temáticas saúde, meio ambiente e ao bioma Caatinga.

A abertura do evento foi realizada na UEPB com a saudação do Diretor Geral Caetano Lima e com a conferência de abertura sobre o tema “Energias Renováveis”, que foi proferida pelo Engenheiro Eletricista Beethoven Nóbrega (UFPB).

Durante o período de realização do evento, foram realizadas palestras, oficinas, minicursos, apresentações teatrais e de projetos sustentáveis, exibição de filmes e documentários, concurso de fotografias, poesias e paródias, desfile ecológico e um aulão temático.

O destaque do evento, na opinião da comissão organizadora, foi o aulão temático que abordou o tema meio ambiente no ENEM. “O aulão temático que ocorreu em parceria com o Colégio Dom Vital foi excelente. Nós contamos com a participação de 98 alunos de várias escolas do município de Catolé do Rocha. Nesse sentido, nós conseguimos romper os muros do IFPB e promover uma singela contribuição para a educação dos alunos de outras instituições de ensino. Esta ação foi muito importante para todos nós”. afirmou o professor Jean Carlos de Biologia. “No aulão, além de Biologia, foram abordadas as disciplinas de Física, Química e Geografia, todas relacionadas à questão ambiental", acrescentou o professor.

A professora Tainá Souza destacou a relevância da realização do evento para a formação profissional dos discentes: “Essa semana foi bastante válida e proveitosa, uma vez que os alunos tiveram a oportunidade de adquirir novos conhecimentos sobre temas que envolvem o meio ambiente e sua formação de Técnicos em Edificações, como, por exemplo, energias renováveis e construções sustentáveis. Além disso, eles também puderam tirar dúvidas e receber informações sobre alimentação saudável, ansiedade e qualidade do sono no ambiente escolar, assim como, realizar oficinas de dança e primeiros socorros”.

A professora destacou também a importância do evento e a formação cidadã dos discentes do Campus Catolé do Rocha: “a participação dos alunos foi bastante importante para que esse evento acontecesse, pois através de oficinas de reuso e reciclagem de material, plantio de horta, fabricação de sabão, apresentação de projetos, desfiles ecológicos, paródias e peças teatrais, eles puderam começar a pensar de maneira mais consciente e crítica sobre meio ambiente e sua preservação. Para mim, foi uma experiência enriquecedora trabalhar com a equipe de servidores responsável por essa semana, buscando sempre trazer o melhor para nossos alunos, e com os monitores, que se mostraram bastante comprometidos e dispostos a ajudar”.