Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2017 > 07 > Campus Cajazeiras sedia treinamento de Diretores

Campus Cajazeiras sedia treinamento de Diretores

Gestores do sertão participam de imersão ao Sistema de Gestão Estratégica do IFPB.
por publicado: 04/07/2017 11h10 última modificação: 04/07/2017 16h57

Diretores Gerais de oito campi do Instituto Federal da Paraíba, no Sertão do estado, estão participando de um treinamento de imersão ao Sistema de Gestão Estratégica do IFPB. O encontro está acontecendo no Campus Cajazeiras nesses dias 03 e 04/07. A capacitação consiste em apresentar aos gestores ferramentas através das quais poderão ter acesso a indicadores, planos de ação do campus, atas online, entre outros.

Todos os servidores podem se cadastrar e acessar o Planejamento Estratégico do IFPB através da aba “Acesso a Sistemas”, localizada no canto superior direito do portal institucional (www.ifpb.edu.br). A Diretora de Planejamento Institucional Elaine Pereira de Brito, responsável pelo treinamento de imersão, explicou alguns dos benefícios do sistema. “O Planejamento estratégico ajuda desde o servidor que acabou de entrar na instituição e precisa conhecer o seu funcionamento e organização até os gestores que podem saber as forças e fraquezas do seu campus e assim tomar decisões mais acertadas”.

Ainda de acordo com Elaine, toda a estrutura do sistema foi montada através das 108 audiências do Planejamento Estratégico Decenal (Planede), realizadas no ano passado, onde 1700 pessoas, representantes de todos públicos do IFPB, foram ouvidas. Até o mês de dezembro todos os servidores devem passar por treinamentos de imersão ao Sistema de Gestão Estratégica.

O professor Ridelson Farias, Diretor Geral do Campus Itaporanga, está otimista com as ferramentas que o sistema oferece para que os gestores consigam alcançar melhores resultados. “A minha expectativa é que possamos de fato colocar tudo isso em prática. Ter a possibilidade de identificar potencialidades e fragilidades, por exemplo, pode nos ajudar a ter mais sucesso na gestão”.

A Diretora Geral do Campus Cajazeiras, Lucrécia Petrucci, afirmou que o Planejamento estratégico é fundamental para traçar metas e atingir objetivos da maneira mais eficiente. “Estamos muito felizes em sediar um encontro dessa relevância e receber os nossos colegas diretores aqui do sertão. Tenho certeza que essas ferramentas serão de grande importância para nos planejarmos adequadamente e assim não sermos surpreendidos com situações que podem ser previstas. Acredito que inicialmente passaremos por uma fase de adaptação, pois o planejamento estratégico é algo novo na nossa instituição, mas creio que planejar é mais que necessário, é imprescindível para termos êxito nas nossas ações”.

Os Diretores Gerais das regiões Borborema e Litoral participaram do treinamento no mês de maio, em João Pessoa. O próximo ciclo de formação acontece nos próximos dias 12 e 13/07, quando os Diretores de Ensino e de Administração receberão a capacitação na capital.

*Lidiane Maria – jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras.