Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2017 > 06 > Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente

Campus Cajazeiras realiza programação para comemorar e refletir sobre a data.
por publicado: 06/06/2017 12h55 última modificação: 06/06/2017 12h59

O Campus Cajazeiras, por meio da Coordenação do Proeja, realizou na noite desta segunda-feira (05/06) um evento comemorativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A programação contou com palestras, apresentações culturais e o ato concreto do plantio de uma árvore.

As atividades foram iniciadas com a palestra do professor Raphael Figueiredo de Caldas, intitulada “Os desafios da Consciência Ambiental, Marketing Verde em Questão”. O palestrante trouxe à tona a questão do consumo consciente e da responsabilidade de cada um a cerca da preservação do planeta, a partir das suas escolhas.

A seguir, o Secretário Executivo do Meio Ambiente do município, professor José Maria Gurgel, falou a respeito do Projeto “Cajazeiras Viva”, promovido pela prefeitura. A iniciativa consiste na distribuição e plantio de mudas de Cajazeiras, árvore que dá nome à cidade. “A Cajazeira é uma planta nativa, resistente a pragas e à seca. O fruto, Cajá, é rico em Vitamina C e muitas famílias da região sobrevivem da venda dos frutos e da polpa”, contou o professor, que juntamente com os alunos fez o plantio da árvore.

Houve ainda apresentação dos três projetos desenvolvidos por alunos do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, sob a coordenação da professora Margarida Araújo. Os discentes estão envolvidos em ações diretas com a comunidade, a exemplo da Feira Agroecológica, que ocorre toda sexta-feira na Praça Cristiano Cartaxo, no centro de Cajazeiras. Eles também estão trabalhando no plantio de uma horta orgânica para o Campus. Além disso, por meio dos conhecimentos adquiridos no curso, muitos se tornaram empreendedores através da produção e venda de produtos de limpeza como sabão, desinfetante, detergente, água sanitária e amaciante, tudo isso usando produtos reciclados como embalagens pet e óleo de cozinha.

“Hoje a venda desses produtos é a minha fonte de renda. Já tenho vários clientes no bairro, entrego em mercearias, e as encomendas, graças a Deus, estão aumentando”. Contou Rosangela Ribeiro, concluinte do Curso Técnico em Meio Ambiente.

A programação foi encerrada com apresentações culturais dos alunos, coordenadas pelos professores de Arte e Música Germando Sertão e George Glauber. Eles recitaram poesias, tocaram e cantaram as músicas “Xote Ecológico”, de Luiz Gonzaga, e “Planeta Água”, de Guilherme Arantes.

O professor Dimas Andriola, Coordenador do Proeja, e a Diretora do Campus Cajazeiras, Lucrécia Petrucci, reafirmaram a necessidade de que a preocupação com o meio ambiente não se resuma a um dia. Atitudes cotidianas devem partir de cada cidadão e todas as instituições precisam assumir seu papel no sentido de desenvolver ações que promovam a preservação da vida no planeta.

Clique aqui e acesse o álbum no Facebook com as fotos do evento.

*Lidiane Maria – jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras.