Você está aqui: Página Inicial > Portal da TI > CGTI > Documentos > PETIC

Plano Estratégico de Tecnologia da Informação

por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação publicado 29/05/2020 18h04, última modificação 26/09/2023 15h01

Conforme a Portaria 778/2019/ME/SEDGGD/SGD, que estabelece a implantação da governança de TIC na Administração Pública Federal, a TIC é:

(...) um ativo estratégico que suporta processos de negócios institucionais, mediante a conjugação de recursos, processos e técnicas utilizados para obter, processar, armazenar, disseminar e fazer uso de informações” e a governança de TIC como um sistema pelo qual “o uso atual e futuro de TIC é dirigido e controlado, mediante avaliação e direcionamento, para atender às necessidades prioritárias e estratégicas da organização e monitorar sua efetividade por meio de planos, incluída a estratégia e as políticas de uso de TIC no âmbito da organização.

Para garantir que os objetivos de TIC estejam alinhados com os objetivos da entidade, é necessária a elaboração de um planejamento consistente. Assim, o Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC), deve estar alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), para então nortear a elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) da instituição.

O PETIC tem por objetivo estruturar diretrizes e princípios na gestão de TIC de modo que sua elaboração seja um processo dinâmico, interativo e eficaz no sentido de assegurar o alinhamento estratégico dos recursos de TIC às necessidades da entidade, direcionando as ações a serem implementadas no próximo triênio.

Abaixo, encontra-se um quadro resumo do PDI do IFPB, onde constam os objetivos estratégicos para a área de Tecnologia da Informação - Área 7 - TIC: