Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 03 > IFPB Campus Sousa convoca candidatos pretos e pardos da lista de espera do SISU para processo de heteroidentificação

Convocados devem comparecer presencialmente à Unidade Sede entre os dias 23 e 24 de março
por Amanda Tavares de Melo publicado: 21/03/2023 12h00 última modificação: 27/03/2023 09h57

O IFPB Campus Sousa, por meio da Diretoria de Desenvolvimento do Ensino (DDE), divulgou, nesta segunda-feira, 20, a lista dos candidatos que passarão pela apuração da heteroidentificação para concorrer às vagas reservadas para negros (pretos e pardos) e indígenas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2023). A heteroidentificação visa aferir a veracidade da autodeclaração dos candidatos, no ato da inscrição e da pré-matrícula, de pertencimento a grupos étnicos e raciais que possuem reserva de vagas no processo seletivo para os cursos superiores do IFPB.

Os candidatos que se autodeclararam pretos e pardos devem se apresentar presencialmente à Unidade Sede do Campus Sousa, localizado na Rua Presidente Tancredo Neves, s/n, Jardim Sorrilândia III, Sousa-PB, entre os dias 23 e 24 de março de 2023. A relação de datas e horários em que os candidatos de cada curso deverão ser avaliados está disponível no edital de convocação dos estudantes para a realização do procedimento.

Já o processo de aferição dos(as) candidatos(as) que se autodeclararem indígenas no momento da pré-matrícula se realizará por meio da avaliação do pertencimento étnico, através da apresentação de declaração de raça/cor e de vínculo com comunidade indígena a qual pertence o(a) candidato(a) ou Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI), a partir do qual será emitido um parecer que deferirá ou indeferirá a condição declarada pelo(a) candidato(a).

De acordo com o edital de pré-matrícula da lista de espera do SISU 2023, os resultados da análise da documentação e  dos processos de heteroidentificação serão divulgados em 27 de março de 2023. Os interessados em interpor recurso contra o resultado podem fazê-lo no dia 28 de março pelo Portal do Estudante. O resultado dos recursos e a confirmação de matrícula devem ser publicados no site do Campus Sousa em 31 de março de 2023.