Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 03 > Campus Sousa prorroga prazo para solicitação de análise ou reanálise do IVS

Campus Sousa prorroga prazo para solicitação de análise ou reanálise do IVS

Estudantes podem solicitar a análise até o dia 31 de março pelo Suap
por Amanda Tavares de Melo publicado: 22/03/2023 16h23 última modificação: 03/04/2023 11h16

A Direção-geral do Campus Sousa do IFPB publicou, nesta quarta-feira (22), uma retificação do edital para a solicitação de análise ou reanálise do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS).  A alteração no edital traz duas mudanças principais: a primeira diz respeito à prorrogação do prazo para a solicitação de análise ou reanálise do IVS, que agora vai até 31 de março de 2023 (item 6 do edital), e a segunda se refere à prorrogação da validade do IVS dos alunos inscritos nos editais de 2021 por mais dois anos (item 7 do edital).

Conforme explicado no edital de convocação dos estudantes interessados em solicitar o IVS, o Índice de Vulnerabilidade Social é um indicador utilizado para detalhar as condições socioeconômicas dos estudantes, com base nas documentações apresentadas e na análise realizada pelo assistente social do IFPB. A lista de documentos que devem ser enviados pelos estudantes para comprovar as suas condições de vida pode ser encontrada no item 5 do edital.

Após a análise dos documentos enviados pelo aluno, ele terá acesso à pontuação do IVS, que será utilizada como critério essencial de classificação e seleção de estudantes para atendimento pelos programas da Política de Assistência Estudantil do IFPB, sendo necessária para a realização de inscrição em seus respectivos processos seletivos.

A solicitação deverá ser realizada através de inscrição no edital de IVS no SUAP até o dia 31 de março de 2023. Podem se inscrever nesse edital os alunos novatos ou veteranos que ainda não possuam IVS, regularmente matriculados em cursos presenciais do IFPB Campus Sousa, seja integrado ao ensino médio, subsequente ou de graduação.

Os estudantes que se cadastraram no IVS nos editais de 2020 precisarão se inscrever neste edital que está em vigor até 31 de março para terem o IVS válido e poderem concorrer aos auxílios estudantis. Os demais alunos que já possuem pontuação IVS válida mas que tiveram mudanças no aumento ou na diminuição do número de pessoas que compõem o grupo familiar ou da renda também podem solicitar a reanálise de sua pontuação.

De acordo com o novo cronograma previsto na retificação do edital, o resultado preliminar da solicitação de análise ou reanálise do IVS deve ser divulgado no portal do campus em 17 de abril de 2023. Os estudantes que desejarem interpor recurso podem fazê-lo no período de 18 a 19 de abril. O resultado final será publicado em 25 de abril em ifpb.edu.br/sousa.