Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 03 > Aluno do Campus Sousa é aprovado em processos seletivos da USP e da Unicamp

Aluno do Campus Sousa é aprovado em processos seletivos da USP e da Unicamp

Guilherme Fernandes da Costa é egresso do Curso Técnico Integrado em Informática
por publicado: 15/03/2023 16h14 última modificação: 15/03/2023 16h14

O aluno Guilherme Fernandes da Costa, do  Curso Técnico Integrado em Informática, Campus Sousa, foi aprovado no processo seletivo da Universidade de São Paulo (USP) para Curso de Bacharelado em Sistemas da Informação e para o curso de Ciências da Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  Na seleção realizada pela USP, o estudante foi selecionado por meio do Enem USP, processo seletivo que substituiu o Sisu naquela Instituição, desta forma a entrada dos ingressantes via Enem USP se dá ao mesmo tempo que os ingressantes pelo sistema de vestibular da Fuvest e na Unicamp, a seleção foi por meio do Enem-Unicamp que é semelhante ao sistema da USP.

Filho de um taxista e de uma dona de casa, a conquista de Guilherme emocionou muito  os seus pais. “ElesGuilherme Fernandes.jpeg choraram muito, foi um pouco difícil de convencê-los a me deixar estudar aqui, mas no final deu tudo certo. Eles viram e reconheceram o tamanho e a importância USP, e fizeram um sacrifício e me colocando para aqui para estudar”, relata.

Para garantir a aprovação na USP, Guilherme vivenciou uma intensa rotina de estudos que começou junto com o distanciamento social forçado pela pandemia de Covid 19. Isso porque o ingresso de Guilherme no IFPB, aconteceu em 2022, primeiro ano da pandemia. Com tempo livre pela ausência de aulas no início da pandemia, o estudante se inscreveu num cursinho online. Durante a pandemia o aluno acordava às 6h da manhã. Assistia aulas das 8h às 12h e estudava durante toda a tarde até às 21h. Quando as aulas presenciais retornaram, a rotina mudou um pouco, porém ainda existia a dedicação nos estudos, indo além do que o IFPB oferecia. Com as dicas dos professores, Guilherme buscou alternativas em canais do YouTube onde pode se aprofundar mais em física, biologia e outras disciplinas.

“O resultado da minha aprovação não foi uma surpresa para mim, eu já esperava por isso, porque o meu resultado no segundo ano, já era o suficiente para eu ser aprovado no curso que eu estou agora”, ressaltou Guilherme. Ele informou ainda que foi aprovado na segunda chamada do vestibular da  Unicamp, para Engenharia da computação (cota de escola pública).

Iris Souto Maior - jornalista do IFPB.