Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2022 > 10 > Membros da nova gestão do IFPB Campus Sousa são nomeados

Membros da nova gestão do IFPB Campus Sousa são nomeados

Nova equipe ficará à frente do campus no quadriênio 2022-2026
por Amanda Tavares de Melo publicado: 26/10/2022 11h52 última modificação: 16/11/2022 09h35

A Reitora do IFPB, professora Mary Roberta Meira Marinho, nomeou nesta terça-feira (25) os servidores que vão ocupar os cargos de direção (CDs 02, 03 e 04) do Campus Sousa no quadriênio 2022-2026. Segundo a portaria do Diário Oficial da União, a nova equipe ocupará os cargos já a partir do dia de sua publicação.

A nova gestão do IFPB Campus Sousa será comandada pelo professor Francisco Roserlândio Botão Nogueira, que ocupará a função de Diretor-geral do campus nos próximos quatro anos. Chico Nogueira foi eleito pela comunidade acadêmica do campus no último mês de abril. O novo diretor afirmou que recebeu a nomeação com muita satisfação e que espera que esse seja um período de grande prosperidade para o campus.

“Recebo o cargo com muita alegria, pois estou assumindo uma instituição que é gigantesca, uma instituição que tem 67 anos de transformação de vidas. Isso me deixa muito feliz, mas também me coloca em uma posição de muita responsabilidade, porque a gente precisa continuar formando pessoas, precisa continuar transformando vidas dentro de uma situação difícil que a gente vive atualmente. São tempos difíceis, a educação no Brasil vem enfrentando obstáculos, mas a gente enfrenta esse desafio de lutar pela educação porque a educação é um dos principais caminhos, se não o principal, para mudarmos realidades, para fazer justiça social e para permitirmos que pessoas possam ter outra qualidade de vida”, declarou o professor.

Chico Nogueira também falou sobre o compromisso que a sua gestão assume com a comunidade acadêmica do campus e com a luta por uma educação inclusiva, de qualidade e que beneficie segmentos historicamente alijados dos principais espaços de conhecimento e cultura da sociedade brasileira.

“A nossa escola tem uma especificidade em relação a outros campi dos institutos federais porque uma parcela significativa da nossa comunidade vem do campo e o rural nesse país é um espaço em que, historicamente, o povo tem sido excluído do acesso a serviços básicos, como, por exemplo, a educação. Portanto, no cenário da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Campus Sousa tem esse perfil de acolher, de receber esse público. Então, a minha expectativa como diretor é fazer com que a nossa instituição possa atender cada vez mais as comunidades mais isoladas, as mais vulneráveis economicamente, aquelas que historicamente tiveram dificuldade de ter acesso a uma educação de qualidade.

Isso é algo a que pretendo dedicar todos os dias, todas as horas em que eu for gestor dessa instituição. Todos os dias vamos trabalhar para que a nossa instituição avance na perspectiva tecnológica, na perspectiva científica, mas também na perspectiva humana, na responsabilidade com as pessoas. Eu gosto sempre de reafirmar que nós não formamos apenas pessoas para o mundo do trabalho. Essa é só uma parte da nossa missão. Nós formamos pessoas para um mundo melhor, que inclui também profissionais competentes para exercer o trabalho lá na sociedade. Essa é a escola pela qual eu venho lutando e agora, enquanto diretor, continuarei nessa luta, nessa busca para que cada vez mais nossa escola seja inclusiva, diversa e trabalhe na perspectiva da humanização, do respeito às pessoas, à diversidade e à pluralidade”, sustentou  o Diretor.

O professor também já definiu a equipe que estará ao seu lado na administração do Campus Sousa. A Diretoria de Desenvolvimento do Ensino (DDE) será comandada pela professora Maria Aparecida Sobreira e a Diretoria de Administração e Planejamento pelo servidor José Sucupira Neto.

Além do corpo diretor, as chefias de departamento também já foram designadas aos seus novos ocupantes. O Departamento de Assistência Estudantil será chefiado pelo servidor Edvanildo Andrade e o de Ensino Superior, pela servidora Bivânia Araújo. À frente do Departamento de Produção, Pesquisa e Extensão estará o servidor Francisco Sales Filho. Já o Departamento de Finanças e Contabilidade e o Departamento de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas serão capitaneados pelos servidores Francinaldo Lins e Juliana Fernandes da Costa, respectivamente.

Após a sua nomeação, o Diretor deu início às nomeações dos coordenadores dos cursos (cargos FUC) e dos servidores que vão ocupar as Funções Gratificadas (FGs 01, 02, 03, 04 e 05) durante a sua gestão.