Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2022 > 08 > IFPB Campus Sousa completa 67 anos nesta terça-feira (09)

IFPB Campus Sousa completa 67 anos nesta terça-feira (09)

São seis décadas dedicadas à educação pública, gratuita e de qualidade
por Amanda Tavares de Melo publicado: 09/08/2022 16h40 última modificação: 15/08/2022 20h09

Nesta terça-feira, o IFPB Campus Sousa está completando 67 anos com muitos motivos para comemorar.  Fundada em 1955 como Colégio de Economia Doméstica Rural de Sousa, a instituição passou a se chamar Escola Agrotécnica Federal de Sousa (EAFS) em 1979 e, em 2008, foi integrada ao Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Ao longo de sua história, o campus vem se consolidando como uma referência regional em ensino técnico e profissionalizante e também na educação superior, convertendo-se um símbolo de oportunidade e mudança de vida para centenas de jovens e seus familiares.

Atualmente, o IFPB Campus Sousa dispõe de três modalidades de cursos: técnicos, superiores e um curso de pós-graduação lato sensu. Há quatro opções de cursos técnicos na modalidade Integrado ao Ensino Médio – Agroindústria, Agropecuária, Informática e Meio Ambiente - e duas na modalidade Subsequente ao Ensino Médio – Agropecuária e Informática. Além disso, o campus oferece o curso Técnico Integrado em Agroindústria vinculado ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), que permite que estudantes com mais de 18 anos que não tenham concluído o ensino médio possam cursá-lo junto com a formação técnica.

Em se tratando de ensino superior, o IFPB Campus Sousa conta com cinco opções de cursos: Bacharelado em Medicina Veterinária, Licenciatura em Educação Física, Licenciatura em Química, Tecnologia em Agroecologia e Tecnologia em Alimentos. Além de ofertar esses cursos presenciais, o campus também atua como polo de oferta a distância do curso de Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa), oferecido pelo IFPB Campus João Pessoa. No âmbito da pós-graduação, a instituição oferece o curso de Especialização Lato Sensu em Medicina Veterinária.

Além de apresentar um leque de cursos técnicos e de graduação que contemplam áreas do conhecimento diversificadas como ciências agrárias, tecnologia da informação e formação de professores, o IFPB Campus Sousa também possui outros indicadores institucionais relevantes. Esses dados podem ser consultados na Plataforma Nilo Peçanha (PNP), que descreve como um ambiente virtual de coleta, validação e disseminação das estatísticas oficiais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal).

No que diz respeito aos percentuais legais estabelecidos pelo Ministério de Educação (MEC) para as instituições da Rede Federal, cabe destacar o atingimento, em 2021, do percentual de 52,6% de matrículas de estudantes nos cursos técnicos do IFPB Campus Sousa, o que ultrapassa a meta de 50% de alunos de cursos técnicos nos institutos federais, conforme estipulado pela lei 11.892/2008, a lei de criação dos IFs.

A análise dos dados da PNP permite perceber um salto desse indicador entre os anos de 2017 (38,8%) e 2021 (52,6%), que, vale ressaltar, contempla dois anos do período da pandemia de Covid-19, que trouxe uma série de desafios às instituições públicas de ensino. Esse índice ilustra o compromisso do campus com a sua missão institucional, a de ofertar ensino técnico e profissional de qualidade juntamente como uma formação socialmente referenciada a estudantes de todas as regiões do país.

Outro indicador relevante apresentado pela PNP se refere ao quantitativo de alunos matriculados em cursos de formação de novos professores: os cursos de licenciatura. A meta estabelecida pelo Ministério da Educação gira em torno de 20% do total de matrículas destinadas a cursos dessa natureza.

Atualmente, o IFPB Campus Sousa possui um total de 19,1% de seu contingente de alunos matriculados em cursos de licenciatura, o que, embora não corresponda aos valores ideais, denota um esforço da instituição no sentido de alcançar a meta e contribuir não apenas para o desenvolvimento profissional e acadêmico de seus próprios estudantes, mas também para a formação de novos docentes para atuar nas redes municipais e estaduais de ensino. Trata-se de um compromisso com a renovação e o fortalecimento dos cenários local e nacional de educação.

Merece destaque também dentre os dados apresentados pela PNP o percentual de 6,3% de matrículas de alunos nos cursos técnicos ligados ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). O indicador alcançado pelo IFPB Campus Sousa não atinge a meta de 10% de matrículas em cursos do Proeja, mas é considerado expressivo porque chama a atenção para o trabalho da instituição para fortalecer e ampliar o contingente de alunos em cursos dessa modalidade.

Isso pode ser constatado ao se observar o crescimento desse quantitativo entre os anos de 2017, quando apenas 5,0% das matrículas eram referentes aos cursos do Proeja, e 2021, quando esse índice subiu para 6,3%. Existe um consenso junto à comunidade de profissionais de educação de que os cursos ligados ao Proeja têm um papel fundamental na ampliação do acesso à educação a estudantes que estão fora da idade escolar e que frequentemente vivem em situação de vulnerabilidade social, o que reforça a grande relevância do programa em termos de distribuição de conhecimento e renda.

Indicadores como esses são importantes não apenas para destacar as conquistas do IFPB Campus Sousa em seus 67 anos de história, mas também para apontar os novos rumos a serem seguidos pela instituição em direção ao seu crescimento e seu alcance junto à comunidade acadêmica. Viva o IFPB Campus Sousa e sua história de educação pública, inclusiva, gratuita e de qualidade.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa