Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2022 > 05 > Biblioteca do IFPB Campus Sousa implanta sistema de automação de bibliotecas Koha

Noticia

Biblioteca do IFPB Campus Sousa implanta sistema de automação de bibliotecas Koha

Inovação permitirá a informatização de diversos serviços da biblioteca
por publicado: 13/05/2022 16h20 última modificação: 13/05/2022 16h27

A partir do dia 12 de maio, a biblioteca Pedro Queiroga Oliveira de Sousa contará com um novo sistema integrado de gestão de biblioteca, o Sistema Koha, que permite que os empréstimos, devoluções, renovações e outros serviços da biblioteca sejam informatizados. A implantação e treinamento das equipes das bibliotecas ocorreram entre os dias 09 a 13/05, através de uma ação coordenada pelo Departamento de Bibliotecas (Dbiblio) e pelo comitê gestor do Sistema Koha no IFPB.

De acordo com o Chefe do DBiblio, o bibliotecário Thiago Cabral, "o ingresso do Campus Sousa no sistema é um marco na implantação do sistema integrado de bibliotecas”. O treinamento contou ainda com o suporte do bibliotecário do Campus Campina Grande e representante do comitê gestor do Sistema Koha, o bibliotecário Gustavo Nogueira, que destacou a importância de ver as “bibliotecas do IFPB integradas do litoral ao sertão".

O bibliotecário do IFPB Campus Sousa, Leandro Carvalho, também celebrou a integração das duas bibliotecas da unidade ao Sistema Koha. “ O início das atividades do sistema trouxe agilidade, eficiência e melhores serviços para todos os usuários das nossas bibliotecas”, afirmou o servidor. Ainda de acordo com Leandro, com a integração ao sistema, os alunos agora poderão pegar livros emprestados em qualquer biblioteca do IFPB, sendo obrigatória apenas a devolução na mesma biblioteca em que o estudante fez o empréstimo do livro.

Para usufruir dos novos serviços, o interessado deve ir ao balcão de atendimento da biblioteca portando o número do CPF e criar a sua senha de acesso. Feito isso, o usuário da biblioteca já poderá acessar o cadastro para consultar o material emprestado, renovar, reservar livros e pesquisar o catálogo da biblioteca através do site biblioteca.ifpb.edu.br. O site pode ser acessado pelo computador, celular, tablet e por outros dispositivos que possibilitem o acesso à internet através de um navegador (browser).

registrado em: