Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2022 > 03 > Histologia Veterinária é tema de curso teórico-prático oferecido pela Coordenação de Medicina Veterinária

Curso aconteceu entre 15 a 24 de março no Hospital Veterinário Adílio Santos de Azevedo
por Amanda Tavares de Melo publicado: 24/03/2022 15h37 última modificação: 24/03/2022 15h37

Entre os dias 15 e 24 de março de 2022, a coordenação do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária do IFPB Campus Sousa ofertou um curso teórico-prático dentro da disciplina de Histologia Veterinária, ofertada no primeiro período da graduação. O curso teve o objetivo de reduzir os prejuízos causados pela oferta remota de disciplinas que possuíam aulas práticas durante o período de pandemia.

De acordo com a coordenação de Medicina Veterinária, a demanda pelo curso partiu dos estudantes que ingressaram em Veterinária em 2020 e não tiveram a oportunidade de realizar as atividades práticas de Histologia Veterinária devido às medidas de segurança exigidas pelo contexto pandêmico. O curso foi realizado no Laboratório de Histopatologia do Hospital Veterinário Adílio Santos de Azevedo (HV-ASA) e contou com a participação de 15 estudantes.

A formação teórico-prática foi ministrada pela professora Carla Monadelli, atualmente responsável pela disciplina de Histologia Veterinária, e abordou os temas de histologia veterinária dos sistemas nervoso, digestório, respiratório, circulatório, urinário, endócrino e reprodutor. Durante as atividades do curso, os estudantes tiveram a oportunidade de utilizar um microscópio óptico para visualizar lâminas histológicas dos sistemas animais citados anteriormente.

Segundo a Coordenadora de Medicina Veterinária, professora Lisanka Maia, “foi emocionante ver a  empolgação dos alunos no seu primeiro contato com o microscópico, o interesse e sede em aprender, bem como a alegria do primeiro contato  presencial entre eles,  haja vista que muitos deles só tinham contatos virtuais uns com os outros”, declarou.

A docente comemorou a realização da atividade e exaltou a importância de um curso como esse para a formação integral dos estudantes. “Iniciativas como essas nos trazem alegria e motivação, principalmente porque mostram o interesse dos alunos em correr atrás dos prejuízos ocasionados pela pandemia.  Além disso, essas iniciativas de superação das dificuldades certamente farão a diferença na qualificação profissional e  seleção imposta pelo  mercado de trabalho no futuro dos estudantes. Sem dúvidas essa experiência servirá de incentivo para que ações semelhantes possam acontecer em outros componentes curriculares do curso de Medicina Veterinária”, afirmou a professora.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa