Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2022 > 01 > Livros de escritores do IFPB Campus Sousa ganham prêmio da Lei Aldir Blanc

Noticia

Livros de escritores do IFPB Campus Sousa ganham prêmio da Lei Aldir Blanc

Obras escritas pelo diretor Francisco Cicupira e pelo servidor Miguel Wanderley foram premiadas na categoria “Obras Literárias”
por Amanda Tavares de Melo publicado: 12/01/2022 16h32 última modificação: 12/01/2022 16h32

Dois servidores do IFPB Campus Sousa foram contemplados com o prêmio Hermano José promovido pela Lei Aldir Blanc 2021: o diretor-geral do campus, professor Francisco Cicupira, e o servidor Miguel Wanderley de Andrade. Os dois livros foram premiados na categoria “Obras Literárias” nas vagas regionalizadas da 10ª Regional de Cultura da Paraíba. Podiam se inscrever no concurso cultural as obras literárias impressas e publicadas por escritores e escritoras da Paraíba ou radicados no estado há no mínimo dois anos.

O professor Cicupira concorreu com o livro "Capítulos da Formação e Trajetória do Futebol Profissional de Sousa-PB", em que faz um resgate dos personagens e dos momentos mais importantes para a história do futebol sousense, e Miguel Wanderley teve como obra premiada "As Minorias de Deus", obra de ficção baseada no milagre eucarístico ocorrido em Sousa no século XIX.

O prêmio Hermano José é fruto de uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado da Cultura do Estado da Paraíba com a Lei Aldir Blanc, com a Secretaria Especial da Cultura  e com o Ministério do Turismo. A premiação tem como principais objetivos valorizar o trabalho dos profissionais da cultura, promover a diversidade artística e cultural da Paraíba e registrar e compartilhar a memória cultural e artística do estado. As obras físicas literárias premiadas serão enviadas para Secretaria de Cultura do Estado e irão compor o acervo da Cultura Paraibana - Memorial da Pandemia.

O diretor-geral do IFPB Campus Sousa celebrou as premiações obtidas pelos escritores da instituição. “Fiquei muito feliz na qualidade de diretor do IFPB Campus Sousa pelo fato de duas obras de escritores do nosso campus terem sido contempladas com o Prêmio Hermano José na categoria Obras Literárias, promovido pela Lei Aldir Blanc. Isso prova a importância do nosso campos para a região sertaneja na melhoria do acervo literário da nossa região. Ficamos muito satisfeitos com este resultado e acreditamos que essas premiações servem para estimular cada vez mais a nossa comunidade a enveredar pela literatura para que possamos incrementar a nossa produção acadêmica e literária”, comemorou o professor.

Ainda dentro das atividades culturais que visam promover a integração do IFPB Campus Sousa com o público externo, destaca-se o projeto cultural "A música e a dança estão em nosso sangue”, elaborado pelo servidor Josemar Alves e contemplado como o Prêmio Parrá, também promovido pela Lei Aldir Blanc em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A iniciativa prevê a aquisição de instrumentos musicais e a realização de apresentações artístico-culturais por parte da comunidade cigana de Sousa.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa

registrado em: