Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2021 > Outubro > IFPB Campus Sousa faz novas entregas de sabões ecológicos à Comunidade Celso Mariz

Os sabões são feitos com óleo de cozinha por uma equipe de professores e alunos de Química
por Amanda Tavares de Melo publicado: 13/10/2021 11h48 última modificação: 13/10/2021 11h48

O IFPB Campus Sousa, por meio de um projeto desenvolvido por servidores e estudantes do departamento de Química, está fabricando sabões ecológicos utilizando óleo de cozinha saturado. A equipe do projeto recebe as doações do óleo e, após a produção realizada no laboratório de Química, entrega os saneantes para os moradores da Comunidade Celso Mariz, também conhecida como Comunidade Cigana, que reside em uma área próxima à Unidade Sede do IFPB Campus Sousa.

A iniciativa teve início em abril de 2020, nos primeiros meses da pandemia de Covid-19, e desde então tem fabricado uma média de 30 a 40 barras de sabão por mês, a depender da quantidade de óleo recebido. A crise sanitária provocada pelo Coronavírus ampliou a demanda por produtos de higiene e limpeza e, nesse contexto, a produção do biossabão se revelou uma ação que fabricava esses materiais com baixo custo e respeitando os princípios da sustentabilidade.

A equipe do projeto é composta pelo professor Hermesson Dantas, pelo técnico de laboratório Samuel Bitu e pelo estudante de Licenciatura em Química Damião Dantas. Também faz parte da iniciativa o Senhor Mariz, vigia do prédio da Unidade Sede e líder da comunidade beneficiada, que recolhe o óleo de cozinha com os moradores e depois distribui os sabões à comunidade.

Para seguir atendendo à demanda da população pelos saneantes, a iniciativa precisa receber o principal insumo necessário para a produção dos sabões, o óleo de fritura saturado. As doações seguem sendo recebidas na Unidade Sede e podem ser feitas por toda a população de Sousa e da região.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa