Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2021 > Outubro > Estudante do IFPB Campus Sousa é finalista do prêmio Destaque Educação do Educa Week

Aluno de Educação Física foi um dos três finalistas nacionais na categoria Inovação
por Amanda Tavares de Melo publicado: 28/10/2021 15h27 última modificação: 28/10/2021 15h30

O estudante Antônio de Pádua Dias Braga, discente do curso de Licenciatura em Educação Física do IFPB Campus Sousa, é um dos três finalistas do prêmio Destaque Educação 2021 na categoria Inovação na Rede Pública. O prêmio é concedido pelo Educa Week, um evento nacional criado para debater os desafios da educação básica, priorizando o desenvolvimento das competências de formação cidadã e profissional dos educandos.

Nesta sexta edição, o Educa Week foi realizado em formato online entre os dias 18 e 23 de outubro e reuniu profissionais de todo o Brasil para discutir os rumos da educação brasileira no contexto pós-pandemia. O professor Tonny, como Antônio de Pádua é mais conhecido, foi finalista do prêmio com um projeto que ele desenvolve como docente da rede municipal de ensino de Marizópolis, município localizado a cerca de 18 km de Sousa. Tonny faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do IFPB, em que estudantes dos cursos de licenciatura do instituto recebem bolsas para ministrar aulas e desenvolver atividades junto a escolas públicas da Educação Básica.

O prêmio Destaque Educação 2021 teve como tema "O olhar inovador para as demandas educacionais" e convocou professores das redes de ensino públicas e privadas de todo o Brasil para enviar projetos em oito categorias: Educação Infantil, Anos iniciais ou Fundamental I, Anos finais ou Fundamental II, Ensino Médio, Orientação Educacional, Inovação, Gestão Educacional e Projetos Públicos.

Para participar da competição, os candidatos precisaram enviar aos organizadores do evento um vídeo curto apresentando o seu projeto. A primeira etapa da seleção foi feita por voto popular, em que os dez vídeos que receberam mais curtidas foram classificados para a final do prêmio. Na última etapa, os dez melhores projetos foram avaliados por uma comissão julgadora formada por 60 profissionais da área da educação.

O professor Tonny comemorou o resultado e explicou do que se trata o projeto: “Desenvolvi o projeto ‘Jogos Escolares Municipais Digitais (JEMD)’ tendo em vista o cenário pandêmico no qual tivemos que nos adaptar às aulas remotas e aproveitando que a BNCC recentemente agregou ao componente curricular de educação física os jogos eletrônicos. O objetivo geral da iniciativa era possibilitar aos estudantes do Ensino Fundamental I e II da rede municipal de ensino de Marizópolis a prática de jogos digitais através da competição entre eles. Nesse contexto, os jogos funcionaram como um instrumento educacional para a disseminação do trabalho em equipe, tolerância à frustração e respeito às regras e ao adversário”, contextualizou o professor.

Nesta primeira edição dos jogos, os estudantes tiveram acesso a oito jogos na modalidade digital. Na categoria individual, eles puderam jogar Xadrez, Damas, Ludo, Perguntados e 8 Ball Pool. Já na categorias de jogos em dupla ou em equipe, eles participaram das competições de Clash Royale, Brawl Stars e Free Fire. Considerando as dificuldades que os educandos poderiam ter de acesso à internet ou aos equipamentos necessários para participar da competição, Tonny e os demais professores da rede municipal organizaram uma gincana virtual interdisciplinar utilizando as plataformas Kahoot e Quizlet. O evento ocorreu entre os dias 30 de setembro e 14 de outubro.

O professor Tonny falou sobre a sensação de ser finalista de um prêmio que reconhece os melhores trabalhos em educação básica em todo o Brasil. “O sentimento de gratidão é enorme e eu agradeço a todos os professores que lecionam no curso de educação física do IFPB, porque isso só foi possível graças a eles. A vontade de pensar ‘fora da caixinha’ e sempre inovar é consequência das ótimas aulas que presenciei. Também agradeço ao apoio da Prefeitura  de Marizópolis e da Secretaria de Educação do município e a equipe de educação física, em especial ao coordenador de área, o professor Tolstoi Silvestre, e a todos que ajudaram no projeto”, afirmou o professor.

O professor também destacou a importância de desenvolver novas linguagens educacionais, como a experiência digital, para potencializar o aprendizado dos estudantes. “Acredito em uma educação inovadora, na qual possamos utilizar de maneira lúdica os jogos digitais para otimizar o desempenho intelectual dos alunos nas aulas de Educação Física e nas demais disciplinas”, finalizou Tonny.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa