Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2021 > Março > Campus Sousa recebe equipe do programa Reitoria Itinerante Web

Campus Sousa recebe equipe do programa Reitoria Itinerante Web

Evento contou com grande participação de estudantes e servidores apresentando suas demandas
por Patrícia Nogueira publicado: 18/03/2021 10h47 última modificação: 18/03/2021 10h47

A equipe da Reitoria Itinerante se reuniu nesta quarta-feira (17) de forma virtual com o Campus Sousa. O evento contou com uma grande participação da comunidade, chegando a um público  online de aproximadamente 150 pessoas nos turnos da manhã e tarde.

Durante o período da manhã, os estudantes abordaram pontos como a infraestrutura, laboratórios, retorno das aulas, contratação de servidores, internet.

O estudante Jhony Ribeiro do curso de Licenciatura em Química foi um dos participantes da reunião. Ele comentou que este é um momento importante de discussão para que se possam futuramente colher os frutos. Ele agradeceu a oportunidade e pediu por melhorias na infraestrutura dos laboratórios do curso de química e possibilidade de ampliação dos espaços.

O Reitor do IFPB, Nicácio Lopes garantiu um esforço para destinar R$250 mil para a compra de equipamentos para estruturar o curso de Licenciatura em Química. O restante do valor será utilizado em outras prioridades que serão definidas por meio de um grupo de trabalho envolvendo servidores e estudantes.

“Vivemos um momento de muitas dificuldades orçamentárias. Mas essa crise não arrefece nossa disposição para minimizar em conjunto os nossos problemas. Esse é um momento importante para refletir sobre nossos processos e políticas públicas e possibilitar melhorias nas condições de acesso permanência e êxito”, declarou o Reitor Nicácio Lopes.

O Diretor Geral do Campus Francisco Cicupira ressaltou a importância do debate com a comunidade e a tomada de decisões estratégicas nesse período. “A reitoria itinerante oferece um debate muito positivo para a nossa comunidade. Tudo que é discutido aqui é de muita relevância e será analisado pela gestão na busca pela solução dos problemas”, afirmou o diretor.

A Pró-Reitora de Ensino Mary Roberta Marinho ressaltou a preocupação com a segurança e a saúde da comunidade e falou sobre a documentação e as estratégias que estão dispostas no plano de biossegurança para quando acontecer o retorno híbrido das atividades. “Nossa preocupação vai além das questões puramente de regramento. Também pensamos na vivencia entre as pessoas e no respeito à vida”.

No turno da tarde os servidores dialogaram sobre: Infraestrutura, Tecnologia da Informação, Contratação de Professores, Hospital Veterinário, Covid 19, Orçamento.

O Diretor Geral Francisco Cicupira enfatizou o trabalho que vem sendo desempenhado pelos professores e técnicos administrativos, fazendo com que as atividades remotas se tornassem realidade. “Deixo aqui as minhas palavras de reconhecimento e gratidão a todos os professores e técnicos do campus que têm feito um trabalho de muito amor, dedicação e zelo. Todos se adaptaram as necessidades e cada um vem exercendo sua função muito bem, dando o apoio e o suporte necessário”, concluiu.

O Reitor Nicácio lembrou que há exatamente um ano as atividades presenciais estavam sendo suspensas e todos precisaram se reconstruir e se reinventar. “Naquele momento não hesitamos em seguir e observar o que as autoridades sanitárias e governamentais preconizaram, adotando medidas profiláticas de proteção a vida. Não tem sido um momento fácil, faço um apelo para que continuemos firmes e decididos a salvaguardar os direitos dos estudantes”, concluiu.

Ao final da reunião com os servidores, a equipe gestora se reuniu para traçar o plano de ação dos compromissos pactuados entre a reitoria e o campus.