Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2021 > Maio > Miguel Nicolelis participa de evento online do IFPB Campus Sousa

Miguel Nicolelis participa de evento online do IFPB Campus Sousa

Palestra do neurocientista será transmitida ao vivo pelo YouTube da TV IFPB
por Amanda Tavares de Melo publicado: 10/05/2021 19h26 última modificação: 12/05/2021 09h45

O IFPB Campus Sousa realizará na próxima segunda-feira (17), às 17h, um evento que contará com a participação do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, considerado pela Revista Scientific American um dos vinte maiores cientistas do mundo na década passada. A atividade é fruto de uma parceria do Programa Interdisciplinacidade, uma iniciativa do IFPB Campus Sousa para ampliar a integração de Sousa com os municípios do alto sertão paraibano, com o Comitê de Energia Renovável do Semiárido, o Cersa. O evento marcará o início do semestre 2021.1 dos cursos superiores do IFPB Campus Sousa.

Com o tema “Interfaces cérebro-máquina: da pesquisa básica às aplicações clínicas”, a conferência a ser proferida pelo Doutor Nicolelis discutirá a atuação do nosso cérebro como centro da nossa realidade e da nossa capacidade de criar o mundo em que vivemos. Em suas publicações e conferências, o neurocientista defende a utilização da ciência e da tecnologia para trazer melhorias a condições clínicas desafiadoras e para promover transformações sociais e econômicas profundas.

Em seu currículo, Miguel Nicolelis acumula experiências de ensino e pesquisa em Neurobiologia, Informática Médica, Neurociência e Eletrofisiologia em instituições como a Duke University, nos Estados Unidos, a Universidade de São Paulo (USP) e a Associação Alberto Santos Dumont para Apoio à Pesquisa (AASDAP), localizada no Rio Grande do Norte, da qual ele é fundador e presidente desde 2004. No ano passado, o Doutor Nicolelis também coordenou o Comitê Científico do Consórcio Nordeste durante onze meses, período em que se dedicou às pesquisas sobre a Covid-19 e sobre as medidas sanitárias destinadas a salvar vidas no contexto do novo Coronavírus.

O professor João Edson Rufino, organizador do Programa Interdisciplinacidade e um dos produtores da conferência, comentou sobre a importância do evento para a comunidade acadêmica do IFPB. “Devido à relevância da atuação do cientista Miguel Nicolelis, tanto no Brasil, como em muitos países, no combate ao negacionismo nesses tempos de afronta à Ciência, considero uma ação de extrema importância a presença, ainda que remota, do referido professor no IFPB Campus Sousa, ministrando uma conferência intitulada “Interfaces cérebro-máquina: da pesquisa básica às aplicações clínicas”, com uma chamada tão significativa para toda a comunidade acadêmica e para aqueles que tenham interesse pela temática”, declarou o professor.

Os interessados em participar do evento devem realizar a sua inscrição gratuitamente pela página do Interdisciplinacidade no Even3. A transmissão do evento será feita pela TV IFPB, que exibirá a palestra ao vivo em seu canal no YouTube. Após a realização do evento, a gravação ficará disponível no canal para consultas futuras e para quem quiser assistir à conferência em um momento posterior.

Após a palestra do Doutor Miguel Nicolelis, haverá um espaço para o debate sobre as ideias apresentadas pelo professor durante a sua exposição. Os membros da comunidade acadêmica do IFPB e do público em geral que queiram fazer perguntas ao conferencista poderão enviar seus questionamentos para o e-mail comunicacao.ss@ifpb.edu.br ou diretamente para o chat do YouTube ao longo do evento.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa