Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2021 > Dezembro > Aberta seleção para Residência Profissional Agrícola

Noticia

Aberta seleção para Residência Profissional Agrícola

São seis bolsas de extensão. Inscrições acontecem até 17/01
por publicado: 04/01/2022 15h18 última modificação: 04/01/2022 16h56

A Pró-Reitoria Extensão e Cultura e o IFPB Campus Sousa publicaram edital referente ao processo seletivo simplificado de bolsistas, com vistas a atuação no projeto de extensão “Residência Profissional Agrícola para  Aprimoramento Profissional nas Áreas de Nutrição e Reprodução Animal em Assentamentos da Reforma Agrária no Sertão da Paraíba”, aprovado no Edital de Chamamento Público nº 01/2020 do Ministério da Agricultura, Pecuária e  Abastecimento/Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo. Clique aqui e confira o edital.

O Aperfeiçoamento Profissional Agrícola caracteriza-se por treinamento profissional contínuo a partir de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), bem como imersão profissional no cotidiano das Unidades Residentes de atuação dos(as) bolsistas, com vistas à ampliação do conhecimento e desenvolvimento de habilidades profissionais práticas. Os(as) bolsistas selecionados atuarão em Unidades Residentes localizadas no Sertão da Paraíba, sob orientação/supervisão de docentes e/ou técnicos administrativos em educação. O projeto tem duração de 12 meses, com carga horária semanal de 40 horas.

O valor da bolsa destinada para candidatos(as) com formação técnica é de R$ 900,00 (novecentos reais); já para candidatos(a) com formação tecnológica ou bacharelado é de R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais). Estão sendo ofertadas 03 (três) vagas para formação Técnica em Agropecuária, 01 (uma) vaga para formação em Tecnologia em Agroecologia e 02 (duas) vagas para formação em Bacharelado em Medicina Veterinária.

Podem se inscrever jovens entre 15 a 29 anos de idade, recém-egressos, com até 24 meses de formados, contados a partir da data de emissão do diploma, ou formandos(as) que tenham cursado todas as disciplinas obrigatórias e optativas, com pendências exclusivamente no Trabalho de Conclusão de Curso ou equivalente.

Os interessados devem se inscrever exclusivamente através do e-mail: cperpa.ss@ifpb.edu.br, até o próximo dia 17 de janeiro. No assunto do e-mail deverá estar escrito o seguinte texto: "Inscrição Processo Seletivo Simplificado Aperfeiçoamento Profissional Agrícola". Os(as) candidatos(as) devem anexar a documentação exigida no edital, em um único arquivo, em formato PDF. 

A seleção simplificada acontecerá em duas etapas, sendo a primeira análise documental e curricular (de caráter eliminatória e classificatória) e entrevista virtual (de caráter eliminatória e classificatória). O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 25 de janeiro e o resultado final no dia 27 do mesmo mês, no site do Campus Sousa.

Verônica Rufino - Assessora de Comunicação da PROEXC/IFPB