Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2020 > 10 > Programa Interdisciplinacidade 2020 inicia atividades na sexta-feira (30)

Programa Interdisciplinacidade 2020 inicia atividades na sexta-feira (30)

Evento será realizado nos meses de outubro, novembro e dezembro na modalidade remota
por Amanda Tavares de Melo publicado: 26/10/2020 14h27 última modificação: 26/10/2020 14h30

O Programa Interdisciplinacidade, criado pelo IFPB Campus Sousa em 2019, começará sua segunda edição na próxima sexta-feira (30), com uma palestra intitulada “A arte da resiliência em tempos de novas aprendizagens”, a ser ministrada pelo Reitor Nicácio Lopes. Devido ao atual contexto de pandemia, o evento acontecerá na modalidade remota e será transmitido por videoconferência pelo canal do YouTube da TV IFPB a partir das 15h.

Além do Reitor, estarão presentes na abertura do Interdisciplinacidade 2020 o diretor-geral do IFPB Campus Sousa, Chiquinho Cicupira, a Diretora de Desenvolvimento do Ensino, Joselma Carneiro, o professor João Edson Rufino, organizador do evento, e os representantes das Secretarias de Educação dos oito municípios parceiros do Programa: Aparecida, Lastro, Marizópolis, Nazarezinho, Santa Cruz, São Francisco, São José da Lagoa Tapada e Vieirópolis.

O Programa Interdisciplinacidade foi idealizado por servidores do IFPB Campus Sousa para ampliar a integração do instituto com os municípios vizinhos a Sousa e levar atividades pedagógicas, esportivas e culturais aos habitantes da região. Além de promover ações educativas e culturais, o Interdisciplinacidade também visa auxiliar as Secretarias de Educação dos municípios parceiros no mapeamento da situação das escolas públicas em termos de evasão e de nível de aprendizado dos estudantes, realizando ações para estimular os alunos a frequentarem as instituições de ensino.

De acordo com o organizador do Interdisciplinacidade, o professor João Edson Rufino, “o Programa deu visibilidade às ações desenvolvidas pelo IFPB Campus Sousa por meio dos seus cursos nas cidades do seu entorno e passando, com isso, a enxergar de forma mais nítida, a realidade que o cerca”. O professor destacou ainda que “o empenho de cada sujeito envolvido; a dedicação com o fazer pedagógico; o respeito acadêmico-profissional com os acordos estabelecidos e o comprometimento com as cidades parceiras serão a base dos princípios que têm norteado a nossa missão institucional e, nessa modalidade, farão dessa nova empreitada um evento marcante”.

O Reitor Nicácio Lopes também falou sobre a participação no Interdisciplinacidade. “Eu me senti muito honrado em receber o convite da organização do evento. Estarei na abertura proferindo uma palestra que vai tematizar esse momento inusitado pelo qual passa a humanidade e que requer de fato uma repaginação, uma readequação de todos nós. A pandemia impactou fortemente o nosso trabalho e determinou que nós buscássemos alternativas para nos adequar à situação e garantir o direito à educação dos nossos jovens sob a observância de protocolos preventivos e garantidores da saúde. É nessa perspectiva que eu estarei dialogando com a comunidade do Campus Sousa, composta por professores, técnicos, estudantes e habitantes da região”, declarou o Reitor.

Após a solenidade de abertura, novas atividades do Interdisciplinacidade 2020 serão realizadas nos meses de novembro e dezembro por meios remotos, com a programação a ser divulgada em breve. A ideia é promover a integração entre os profissionais da educação dos municípios envolvidos e desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão em Sousa e nas cidades circunvizinhas.

As inscrições nas atividades do Programa Interdisciplinacidade 2020 podem ser realizadas aqui.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa