Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2020 > 07 > IFPB Campus Sousa divulga resultado da pesquisa de conectividade

IFPB Campus Sousa divulga resultado da pesquisa de conectividade

Dados nortearão o planejamento das atividades não presenciais na instituição
por Amanda Tavares de Melo publicado: 14/07/2020 16h11 última modificação: 14/07/2020 16h59

O IFPB Campus Sousa divulgou o resultado do questionário aplicado aos estudantes sobre a acessibilidade à internet e a viabilidade de realizar atividades acadêmicas a distância. Os dados estão sendo analisados pela gestão e devem embasar a tomada de decisões sobre a implantação das atividades não presenciais enquanto durar a pandemia de Covid-19.

A consulta foi direcionada aos alunos regularmente matriculados nos cursos presenciais do IFPB Campus Sousa e foi coordenada pelo Grupo de Trabalho de Dados e Entretenimento, composto por servidores de diversas áreas do Campus. A pesquisa visou conhecer, de forma mais aprofundada, o acesso à internet e às tecnologias da informação e da comunicação por parte dos estudantes, com o objetivo de planejar e garantir a inclusão de todos os alunos no processo de ensino-aprendizagem.

A pesquisa apontou que 810 alunos responderam ao questionário, o que representa um percentual de 70,07% dos 1156 alunos matriculados no período 2020.1. O questionário ficou disponível entre os meses de maio e julho e foi amplamente divulgado no portal do IFPB, nas redes sociais e também enviado diretamente aos estudantes pelos coordenadores dos cursos e servidores da equipe pedagógica do Campus. A equipe segue buscando levar a consulta aos estudantes que ainda não responderam ao questionário.

Do total de respondentes, 79% declararam que acessam a internet por meio de conexão banda larga (por fibra ótica ou cabo), 11% por rádio e 9% por redes móveis de celular. No tocante aos equipamentos utilizados pelos estudantes, 80% afirmaram que possuem celular com acesso à internet pelo wi-fi e 8% têm celular com acesso à internet pela operadora (pacote de dados). Já em relação ao computador, 50% dos alunos disseram possuir o equipamento com acesso à internet em casa e 46% declararam não ter computador no local onde moram.

Quando questionados sobre o interesse em participar de atividades remotas, 34% se mostraram interessados e 21% disseram que gostariam bastante de executá-las. Já 25% dos consultados declararam não possuir opinião formada sobre o assunto e 11% alegaram que definitivamente não gostariam de realizar atividades não presenciais. Apesar disso, 66% afirmaram que fariam atividades a distância caso fossem solicitados e 19% disseram que já haviam realizado atividades nesse formato. 11% declararam que só fariam as tarefas demandadas se valesse nota ou frequência.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa