Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2020 > 06 > IFPB Campus Sousa participa do projeto Plataforma COVID-19/PB, aprovado pela FAPESQ/PB

Noticia

IFPB Campus Sousa participa do projeto Plataforma COVID-19/PB, aprovado pela FAPESQ/PB

O projeto é fruto de uma colaboração entre IFPB, UFPB e LiSS/OBT
por Amanda Tavares de Melo publicado: 29/06/2020 09h43 última modificação: 29/07/2020 08h59

O Projeto Plataforma COVID-19/PB: Relações entre Saúde, Território e Proteção Social em Tempos de Crise Sanitária, fruto de uma parceria interinstitucional entre o IFPB Campus Sousa, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Laboratório de investigação em Sistemas Socioambientais da OBT/INPE (LiSS) foi aprovado em um edital da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ) e da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT). O documento, publicado no último dia 23, visava selecionar e implementar projetos de monitoramento, análise e recomendações frente à pandemia do COVID-19 no Estado da Paraíba.

A plataforma COVID-19/PB consiste em uma rede acadêmica formada pelo compartilhamento de saberes de áreas como Saúde, Assistência Social, Serviço Social, Demografia e Geoprocessamento de dados. A partir de uma pesquisa interdisciplinar, o projeto busca identificar e caracterizar as unidades públicas de Saúde e de Assistência Social que possam funcionar como unidades territoriais de proteção social da população residente nos locais analisados, em especial os grupos mais vulneráveis, aqueles que possuem mais dificuldade de acesso às políticas estaduais de saúde.

O projeto, que contará com recursos da Fapesq e da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, prevê a criação de uma plataforma online que será constantemente atualizada com dados epidemiológicos da COVID-19 na Paraíba, visando funcionar como um Observatório das Desigualdades de Acesso para o Enfrentamento à COVID-19 no estado.

As informações reunidas na plataforma poderão ser utilizadas pelos órgãos de saúde coletiva e pelo governo da Paraíba para planejar as próximas ações de enfrentamento à COVID-19, considerando os dados epidemiológicos e os indicadores territoriais de Proteção Social, de Saúde e de Assistência Social no estado. O objetivo do projeto é ampliar o alcance das políticas públicas de saúde para as pessoas e famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa 

registrado em: