Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2020 > 02 > Reitor visita obras da biblioteca do IFPB Campus Sousa

Reitor visita obras da biblioteca do IFPB Campus Sousa

A nova biblioteca deverá ser concluída em 12 meses
por Amanda Tavares de Melo publicado: 20/02/2020 19h00 última modificação: 20/02/2020 19h27

Na manhã desta quarta-feira (19), o reitor Nicácio Lopes visitou a obra de construção da nova biblioteca do Campus Sousa, iniciada após a assinatura da ordem de serviço na Reitoria do IFPB em janeiro. Orçada em aproximadamente R$ 1,3 milhão, a obra está sendo executada pela FC Empreendimentos Imobiliários, empresa vencedora da licitação, e tem previsão para ser entregue no início de 2021.

Em Sousa, Nicácio destacou que a construção da biblioteca é uma ação estratégica não só para o Campus Sousa, mas para todo o IFPB. “Por se tratar de um Campus que tem mais de 60 anos de história e uma grande relevância regional, o Campus Sousa precisa de um equipamento moderno, confortável e que seja condizente com as demandas da comunidade acadêmica local. Diante disso, ficamos muitos felizes ao conseguir os recursos necessários para a execução da obra, que terá o mesmo projeto arquitetônico da biblioteca do Campus Cabedelo e proporcionará um espaço qualificado e acolhedor para os nossos estudantes, servidores e docentes”, assinalou o reitor.

A nova biblioteca também está sendo muito celebrada pela equipe do Campus Sousa. De acordo com o Diretor-Geral do Campus, Chiquinho Cicupira, a biblioteca terá cerca de 800 m² e contará com ambientes voltados para o estudo individual e em grupo, além de um amplo espaço destinado ao acervo da instituição. “Atualmente, nós dispomos de um quantitativo de 16 mil exemplares no Campus, mas a expectativa é de que, com a crescente procura pelos nossos cursos e pelos projetos de pesquisa desenvolvidos aqui dentro, cheguemos rapidamente aos 20 mil. Isso faz com que a obra da biblioteca se torne ainda mais importante para o crescimento e a catalogação da produção científica desenvolvida no Campus”, argumentou o diretor.

A visita técnica também contou com a presença do bibliotecário do Campus Sousa, Leandro Carvalho, e dos engenheiros do IFPB e da FC Empreendimentos Imobiliários. “A nova biblioteca representa uma grande conquista para a comunidade científica do Campus, especialmente para os alunos, que vão dispor de um espaço bastante completo para o estudo e para a realização de eventos relacionados à leitura e ao conhecimento, já que teremos um novo auditório dentro da biblioteca”, disse Leandro. Com objetivo de aprimorar ainda mais a experiência dos usuários do equipamento, o bibliotecário conversou com os engenheiros responsáveis pela obra para oferecer sugestões que tragam melhorias para o ambiente, como a adequação da luminosidade para a leitura e o posicionamento correto das estantes que vão conter os livros e os materiais para consulta.

Segundo o engenheiro civil do IFPB, Bruno Henrique Félix, responsável por acompanhar e fiscalizar a execução da obra, além das salas para estudo em grupo e das vinte cabines de estudo individual, o projeto da biblioteca também inclui uma sala para armazenamento de periódicos, uma biblioteca virtual, uma copa, banheiros e uma sala de multimeios, especialmente voltada para a integração das novas mídias ao processo de ensino-aprendizagem.

Além de visitar as obras da nova biblioteca, o reitor se reuniu com a Direção-geral e com a Direção de Administração e Planejamento (DAP) do Campus Sousa para tratar de assuntos administrativos, como a questão orçamentária do Campus e o planejamento das ações para 2020. A agenda continuou com a visita do reitor às defesas dos trabalhos de conclusão de curso da primeira turma formada pela Especialização em Medicina Veterinária, que aconteceram no auditório da Unidade São Gonçalo. Em seguida, Nicácio circulou por alguns setores do Campus e conversou com servidores, professores e alunos sobre diversos assuntos do cotidiano da instituição.

Assessoria de Comunicação Social do IFPB/Sousa