Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2019 > 09 > IFPB Campus Sousa passa para etapa estadual de Olimpíada

IFPB Campus Sousa passa para etapa estadual de Olimpíada

Documentário e artigo opinativo foram selecionados na Olimpíada de Língua Portuguesa
por Clébio Melo publicado: 12/09/2019 10h27 última modificação: 16/09/2019 19h45
A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país

Dois trabalhos inscritos pelo IFPB Campus Sousa foram selecionados para a etapa estadual da edição 2019 da Olimpíada de Língua Portuguesa. A Comissão Julgadora Municipal de Sousa (PB) escolheu peças de escolas públicas nas categorias poema, memórias literárias, crônica, documentário e artigo de opinião. O Campus Sousa teve trabalhos aceitos nas duas últimas.

Nesta edição, a Olimpíada teve como tema das produções “O lugar onde vivo”. Tanto o artigo de opinião quanto o documentário foram produzidos por estudantes do curso técnico integrado de Informática, que funciona na unidade Sede do Campus. O texto abordou os desafios enfrentados pela saúde sousense, de autoria de Lucas Gabriel Soares Coelho. Já o vídeo teve produção de três estudantes: Sara Rocha, Isaque Rocha e Breno Soares. "Dia 26 de setembro, as Comissões julgadoras do estado se reúnem para escolha e envio da representação do estado na Olimpíada", lembra Jane Sinara Clemente de Andrade,  professora responsável pelas peças do Campus Sousa.

Para participar do concurso, os estudantes de todos os cursos do Ensino Médio participaram de oficinas para a produção dos materiais. Segundo a organização da Olimpíada, o tema escolhido tem como objetivo propiciar "aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania."

Após a etapa estadual, ainda haverá as etapas regionais e a nacional, prevista para o dia 28 de novembro. A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. O concurso integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Sousa, com informações da organização da Olimpíada