Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2019 > 05 > Campanha #Nem1praTras mobilizou ações em todo o Brasil

Campanha #Nem1praTras mobilizou ações em todo o Brasil

IFPB Campus Sousa aderiu ao movimento em defesa de uma educação de qualidade
por Clébio Melo publicado: 30/05/2019 10h29 última modificação: 04/06/2019 14h04
Imagem: reprodução do Canal Futura A jornalista Luciana Barreto deu rosto à mobilização nacional

A jornalista Luciana Barreto deu rosto à mobilização nacional

A organização da campanha #Nem1PraTras, de defesa de uma educação de qualidade para todos, divulgou um relatório de resultados atingidos no pais. A mobilização, encabeçada pelo Canal Futura e a Fundação Roberto Marinho, contou com o apoio de 92 organizações parceiras. O Campus Sousa representou a Paraíba e a Rede Federal, realizando ações em alusão ao Dia da Educação, comemorado em 28 de abril.

Inspirada no lema “No one left behind”, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS (ONU),  a mobilização social  aconteceu em diferentes plataformas de mídia e em eventos e ações presenciais no Brasil inteiro. A campanha #Nem1PraTras teve como objetivo de realizar uma jornada nacional pela educação, buscando engajar atores do campo educacional e de toda a sociedade. A intenção foi reforçar importância do acesso à educação de qualidade para todos e endossar o debate – junto à sociedade e aos meios de comunicação – sobre os principais temas e desafios da educação brasileira.

No IFPB - Campus Sousa, estudantes dos cursos técnicos participaram de uma atividade em que puderam sugerir propostas para melhorar a escola. O Campus também participou da mobilização através das redes sociais. Foram adotadas um conjunto de hashtags para unificar a comunicação em rede por todas as telas, como: #DiaDaEducacao; #Nem1PraTras; #Nem1SemEscola; #Nem1SemProfessor; #Nem1SemAprender.

Durante o mês de abril, as postagens usando as hashtags da campanha, identificadas pelo monitoramento das redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn) atingiram 2.654 menções. No dia 28 de abril, com a participação das organizações parceiras e de pessoas interessadas no assunto, foi possível manter a hashtag #DiaDaEducacao entre os trending topics Brasil durante 4 horas seguidas.

Para informar à sociedade sobre a iniciativa, foi criada uma campanha de TV composta por três filmes publicitários, apontando para diferentes desafios da educação. Na imprensa, 218 reportagens, notas ou citações sobre o Dia da Educação e a campanha foram publicadas em jornais, TVs, rádios, sites e blogs. 80 veículos de imprensa noticiaram a ação em 32 municípios brasileiros.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Sousa, com informações do Canal Futura